Ministro do TSE faz palestra na abertura de curso sobre legislação eleitoral
Tudo o que pode e tudo o que não pode ser feito pelos candidatos e seus assessores nas eleições de 1º de outubro será discutido no III Curso de Legislação Eleitoral, cuja abertura ocorreu nesta quarta-feira, 10/5, com aula inaugural do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Eduardo Caputo Bastos e com a presença do presidente do TRE, desembargador Paulo Barbosa, e do presidente do Instituto de Direito Político e Eleitoral (IDPE), Ricardo Penteado.
Carlos Eduardo Caputo Bastos destacou que o papel do TSE não é fazer novas propostas, mas cuidar de consolidar as normas que já existem. Cabe ao Legislativo legislar e ao tribunal zelar pela lisura e perfeição do processo eleitoral. Para o ministro, a Lei Eleitoral de 1997 (Lei 9.504) finalmente interrompeu o ciclo de, a cada eleição, editar uma nova legislação. "Isso traz um ambiente de segurança jurídica e faz com que mais pessoas tenham domínio da regra do jogo", disse. Para ele, deve-se "trabalhar com a máxima eficácia da lei e a mínima intervenção da Justiça Eleitoral".
Além disso, Bastos criticou o excesso de representações sem fundamento, reflexo de campanhas que vêm se atendo a palavras e não a propostas. A Justiça, em sua opinião, lá está para julgar questões de mérito: "Justiça Eleitoral não é parque de diversão de processualistas!".
O curso
A versão 2006 do Curso de Legislação Eleitoral é promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Legislativo de São Paulo (Sindalesp), em parceria com o Instituto Maurício Grabois (IMG) e o Instituto de Direito Político e Eleitoral (IDPE). A iniciativa conta com o apoio institucional do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP) e da Mesa Diretora da Alesp. A assessoria é do Centro de Estudos Sindicais (CES).
O objetivo do curso é aprofundar o conhecimento teórico e prático das normas legais que orientarão o processo eleitoral em 2006. "Mais do que um momento importante, as eleições, se bem sucedidas, servirão de base para o processo de aperfeiçoamento da democracia representativa de nossa nação. As eleições consolidam o processo democrático em nosso país", realça Joalve Vasconcelos dos Santos, presidente do Sindalesp.
Os promotores do evento pretendem reunir em especial os candidatos e pré-candidatos, coordenadores de campanha, dirigentes partidários, parlamentares, servidores públicos e assessores político-eleitorais. Na programação estão os principais temas relacionados às eleições, como a função da Justiça Eleitoral, convenções, coligações, registros de candidaturas, diplomação, impugnação, propaganda, recursos, financiamento e prestação de contas, que, a propósito, a partir das próximas eleições, passará a ser on line, através da página eletrônica dos candidatos e candidatas.
O curso acontece quinta e sexta-feira, 11 e 12/5, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no auditório Franco Montoro. Os certificados de participação serão entregues durante o ato solene de encerramento. Farão parte da mesa expositora vários técnicos e especialistas do universo político-eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e da Assembléia Legislativa.
Mais informações pelos telefones (11) 3886-6061 e 6989.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações