Relator da CPI da Guerra Fiscal quer documentos sobre Operação Soja


13/05/2008 11:13

Compartilhar:

Deputado Jorge Caruso fala durante a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/JORGE CARUSO CONFERENCIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Causou surpresa ao relator da CPI da Guerra Fiscal, deputado Jorge Caruso (PMDB), a declaração do presidente da empresa de auditoria Delloite Touche Tohmatsu, Alcides Hellmeister Filho, de que a companhia teria legitimado as várias etapas da chamada Operação Soja e não teria detectado fraude em nenhum dos processos de exportação que auditou. "O que salta os olhos é o fato de uma instituição de auditoria não ter encontrado erro ou documentos falsos", disse o deputado.

Além do presidente da Delloite, a Comissão ouviu na quarta-feira, 7/5, o presidente da Rubi S/A, Renato Martin Ferrari. Os dois empresários vieram prestar esclarecimentos sobre o procedimento fiscal das suas empresas no processo de industrialização e exportação da soja no Estado de São Paulo.

O deputado Jorge Caruso solicitou ao presidente da empresa Rubi um levantamento da área contábil da companhia para que a comissão possa avaliar o volume e de que forma se dava o processo de beneficiamento e exportação da soja.

jcaruso@al.sp.gov.br

alesp