Relações do Trabalho aprova projeto que favorece pessoas com deficiência
A Comissão de Relações do Trabalho aprovou, em reunião nesta quarta-feira, 3/11, o parecer favorável do deputado Mauro Bragato (PSDB) ao Projeto de Lei 227/2010, que autoriza o Poder Executivo a implantar e oferecer cursos profissionalizantes exclusivamente às pessoas portadoras de necessidades especiais. O projeto é de autoria do deputado Baleia Rossi (PMDB) e agora já pode ser incluído na pauta de votação do Plenário.
Durante a reunião, que teve a presença dos deputados Alex Manente (PPS), na presidência, Olimpio Gomes (PDT), Hamilton Pereira (PT) e Marcos Martins (PT), foram aprovadas, em deliberação conclusiva, 11 moções, uma proposta de encaminhamento de processo e analisados dois requerimentos. Os deputados tomaram ciência, ainda, de diversas documentações e ofícios encaminhados à comissão.
A Moção 39/2009 apela ao presidente da República para que determine providências para que se intensifiquem e aperfeiçoem os mecanismos de fiscalização do efetivo cumprimento da proporcionalidade de vagas destinadas à pessoa com deficiência nas empresas. A Moção 40/2009 apela para os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para inclusão de artigo no PL 1.987/2007. A Moção 38/2010 apela para os presidentes do Senado e da Câmara, assim como aos líderes partidários, para que seja aprovado o PL 115/2007, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de comerciário. Estas três moções são de autoria do deputado José Bittencourt (PDT).
A Moção 47/2009, de autoria da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), apela ao presidente da Câmara dos Deputados para a aprovação do PL 6.042/2005. A Moção 112/2009, do deputado Hélio Nishimoto (PSDB), apela para o presidente da República, da Câmara, do Senado e ainda aos líderes partidários para a rejeição do PL do Senado 248/2006, que altera a CLT.
De autoria do deputado Luís Carlos Gondim (PPS), a Moção 13/2010 apela ao presidente da Câmara dos Deputados para que seja aprovado o PL 4.924/2009, dispondo sobre o piso salarial de enfermeiros e outros profissionais da área. A Moção 15/2010, do deputado Mauro Bragato (PSDB) apela aos presidentes da Câmara e do Senado para a rejeição do PL 7.703/2006. A Moção 36/2010, do deputado Baleia Rossi (PMDB), apela ao presidente do Senado Federal e aos líderes partidários para que seja aprovado o PL 196/2009. Por fim, a Moção 71/2010, do deputado Fernando Capez (PSDB), apela ao presidente da República para que envie projeto ao Congresso Nacional propondo que pessoas jurídicas sejam obrigadas a realizar seguro de vida e acidentes pessoais para seus empregados.
Dos dois requerimentos apreciados, o primeiro, de autoria do deputado Aldo Demarchi (DEM) propõe que a comissão analise artigo do Conselho Regional de Enfermagem informando que alunos de graduação em Obstetrícia da USP Leste têm tido referências depreciativas a respeito do curso. O outro, de autoria do deputado Hamilton Pereira, propõe discussão sobre livro que relata trajetória de militante sindical.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições