Opinião - O parceiro ideal deixará saudades


30/03/2011 18:41

Compartilhar:


"Nós não podemos sair da situação de pobreza absoluta pagando juros despropositados como esses (...). Não há dinheiro para nada. No primeiro semestre, o que deveria ter ido para o crescimento foi para o pagamento de juros". Essa foi uma das frases de impacto ditas pelo ex-vice-presidente José Alencar, em 6 de agosto de 2003, e assim como essa, tantas outras marcaram sua atuação na política.

José Alencar não será apenas "mais um" vice-presidente que passou pela história política do Brasil. Ele foi, na verdade, um vice-presidente atuante e que, pensando no crescimento econômico do país e da população, muitas vezes chegava a discordar até mesmo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alencar chegou a permanecer por um grande período à frente do governo, já que Lula fez muitas viagens durante seu mandato. Mesmo assim, Alencar mostrou-se firme como chefe de Estado e representou de maneira exemplar nosso país.

Na convenção que oficializou a candidatura de Lula à presidência, em 2002, alguns petistas gritavam, durante o discurso de José Alencar: "Lula sim, PL não", isso em referência ao partido para o qual, na época, o empresário fazia parte, mas Alencar deu a volta por cima e contou sua história, arrancando aplausos de quem o assistia. Após oito anos, ele se tornou membro honorário do PT e conquistou o respeito de petistas e adversários políticos. "O partido (PT) não me aceitava, porque eu era empresário", disse em uma entrevista ao programa de televisão "Roda viva", em 2009.

Referindo-se a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), Alencar se posicionou defendendo as empresas brasileiras: "Precisamos acordar e defender os nossos laranjais. Não somos contra a Alca, mas é preciso que seja de fato uma área de livre comércio, não um arremedo de liberdade comercial". Recebeu elogios das mais diversas autoridades por seu nacionalismo, inclusive do então secretário americano Donald Rumsfeld.

Alencar também ajudou financeiramente campanhas eleitorais ao qual participou. A história desse homem, assim como sua postura política, impressiona. O fundador da Coteminas, uma das maiores empresas têxteis do país, veio de uma origem humilde e começou a trabalhar com sete anos de idade. Aos 14 anos deixou a casa de sua família para trabalhar como balconista, foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções. Ele também esteve na presidência da Associação Comercial de Ubá e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e foi também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em muitos momentos, Alencar mostrou uma visão à frente de nosso tempo: seu olhar crítico ao modo de fazer politica monetária impressionava. Ele costumava citar os desembolsos do BNDES, que cresceram de R$ 37,4 bilhões em 2002 para R$ 90,9 bilhões em 2008. Disse em certo momento "A dívida (pública) é alta porque é rolada a taxas despropositadas. Os juros que o consumidor paga são de 8% ao mês, 150% ao ano, o que é mais que um despropósito. É um assalto" (19/12/2001). Em 2005, também afirmou que daria nota zero para a política monetária que estava sendo feita naquele momento no país. Suas críticas sempre mostraram seu total desapego a qualquer tipo de ligação partidária, pois José Alencar governava acima de tudo para seu país e seu povo.

Ter ao nosso lado este homem sempre foi algo renovador, já ele que sempre somou com suas experiências e sabedoria. Zé deixará saudades a todos nós, mas nos tocou com sua história de superação, suas lutas e vitórias. Esse foi o parceiro ideal do Brasil e não sei se haverá alguém tão empenhado em levar a frente seus ideais e o da população brasileira, espero que sim. Que seu exemplo seja seguido pela nova geração de políticos que se levanta. José Alencar não é apenas grande referência da luta contra o câncer, mas também de um nacionalista, grande politico e articulador da economia brasileira.



*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB, presidente estadual do partido e líder da bancada na Assembleia.

alesp