Ana Scarpignato organiza, ordena e individua um conto geométrico metafórico

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
09/08/2006 17:25

Compartilhar:

Ana Scarpignato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Scarpignato.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Cidade Azul" Clique para ver a imagem ">

As tentações que o desenho, o grafismo e a pintura representam para Ana Scarpignato não são fruto ambíguo de uma incerteza de escolha, mas a expressão de uma exigência profunda, de uma necessidade que ladeia aquela da expressão plástica. Se observamos umas e outras, a jovem artista revela uma unidade de inspiração e uma coerência de discurso.

Analisando atentamente sua obra, certamente não podemos fugir de seu conseqüente significado: o da continuidade semântica que possuem suas imagens estruturais, cromáticas e rítmicas.

Ana Scarpignato organiza, ordena e individua um conto geométrico metafórico que possui, de maneira indireta, a força dos acontecimentos humanos, do labirinto dos sentimentos, de suas harmonias e de seus conflitos. A sua iconografia reflete esse confronto, essas contraposições, através da solidez das figuras geométricas e do potencial ponto de ruptura.

Uma das características da artista é o princípio do máximo de resultado com o mínimo de meios. Seu objetivo é fornecer uma multiplicidade de estímulos sobre os desenvolvimentos perceptivos, como, por exemplo, sobre as ilusões do pleno e do vazio.

Em "Cidade Azul", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Ana Scarpignato sugere o sentido da imagem, não o descreve, comunica através da revelação da metáfora, recusando assim a incidência teorizante, o módulo intelectualístico.

A artista

Ana Scarpignato nasceu em São Paulo, em 1969. Após estudar no Colégio Sacre Coeur de Marie, formou-se em artes plásticas e desenho industrial, com habilitação em comunicação e programação visual, pela Faculdade da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Participou ainda de cursos de extensão universitária de desenho artístico, desenho de observação, desenho de moda, estudo de obras de arte de todas as épocas, curadoria, linguagem de materiais para compor um trabalho moderno e contemporâneo em São Paulo: na Universidade de São Paulo (USP), na Faap, no Liceu de Artes e Ofícios e no Centro Cultural São Paulo, entre outros.

Paralelamente a suas atividades artísticas é, há mais de dez anos, professora de um curso de técnicas com materiais diferentes que se aplicam em quadros da cultura contemporânea. Leciona ainda desenho e pintura para adultos e crianças.

Realizou quatro exposições no Museu da Faap, enquanto cursava a faculdade, e três na escola Arte São Paulo e na Academia Brasileira de Arte (Abra), além de mostras no Espaço Cultural Paulo Autran, no Centro Cultural da Marinha, no Centro Cultural do Ministério de Minas e Energia, no Salão de Arte do São Paulo Futebol Clube, na Reciclar Eventos e na Galeria Spazio Surreale, entre outras, todas em São Paulo.

Recebeu diversos prêmios, menções honrosas e medalhas de prata. Possui obras no Acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp