Lei pode prevenir 85% dos casos de amputações em diabéticos


23/04/2009 19:04

Compartilhar:

Equipe da Rádio Trianon e deputada debatem PL<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/AMARYAMPUTACOES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os pacientes diabéticos têm muito que comemorar. A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que cria um programa com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar os diversos tipos de lesões que os pacientes diabéticos podem apresentar nos pés.

A parlamentar explica que o "Programa Estadual de Saúde do Pé Diabético" visa oferecer, nos hospitais da rede estadual, serviços de podologia e atividades educativas esclarecendo e ensinando como prevenir complicações. "Priorizei na lei a prevenção. A doença tem que ser reconhecida, tratada de maneira apropriada e todos os esforços devem ser empreendidos no sentido de prevenir e de reabilitar os pacientes", disse a parlamentar.

A lei vai atender a uma significativa parcela da população. No Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa mais de 6 milhões de pessoas. Esse número aumenta com a idade: atinge 18,6% da população acima 65 anos, e é a quarta causa básica de morte e a primeira de amputações de membros inferiores não decorrentes de traumas.

O Ministério da Saúde estima que 18% dos diabéticos têm alguma complicação nas pernas. Cerca de 70% das amputações realizadas no sistema público de saúde no Brasil são em pessoas com diabetes e o rígido acompanhamento da doença pode prevenir até 85% dos casos de amputação.



mlamary@al.sp.gov.br

alesp