Lei pode prevenir 85% dos casos de amputações em diabéticos
Os pacientes diabéticos têm muito que comemorar. A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que cria um programa com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar os diversos tipos de lesões que os pacientes diabéticos podem apresentar nos pés.
A parlamentar explica que o "Programa Estadual de Saúde do Pé Diabético" visa oferecer, nos hospitais da rede estadual, serviços de podologia e atividades educativas esclarecendo e ensinando como prevenir complicações. "Priorizei na lei a prevenção. A doença tem que ser reconhecida, tratada de maneira apropriada e todos os esforços devem ser empreendidos no sentido de prevenir e de reabilitar os pacientes", disse a parlamentar.
A lei vai atender a uma significativa parcela da população. No Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa mais de 6 milhões de pessoas. Esse número aumenta com a idade: atinge 18,6% da população acima 65 anos, e é a quarta causa básica de morte e a primeira de amputações de membros inferiores não decorrentes de traumas.
O Ministério da Saúde estima que 18% dos diabéticos têm alguma complicação nas pernas. Cerca de 70% das amputações realizadas no sistema público de saúde no Brasil são em pessoas com diabetes e o rígido acompanhamento da doença pode prevenir até 85% dos casos de amputação.
mlamary@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações