A sustentabilidade ambiental na infraestrutura de Copa do Mundo

Seminário Copa 2014
11/02/2010 22:32

Compartilhar:

Fabio Feldmann, secretário do Fórum Paulista do Desenvolvimento Social e Climático<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/fabio feldmann (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"A questão ambiental, a sustentabilidade, o aquecimento global eram assuntos que não chamavam a atenção do mundo e nem entravam na pauta das agendas de discussões governamentais até a Conferência de Estocolmo em 1972", frisou Fabio Feldmann, secretário do Fórum Paulista do Desenvolvimento Social e Climático, alertando que essa conferência trouxe a todos a responsabilidade de buscar soluções.

Feldmann lembrou da importância da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro: a maior conferência já feita pelas Nações Unidas, e que produziu excelentes resultados. "Governo e sociedade civil, juntos, discutiram uma agenda para enfrentar os problemas ambientais".

Já na Conferência de Copenhague de 2009, "o Brasil firmou-se muito bem como potência ambiental, detentor do título da maior biodiversidade do planeta, com biomas importantes que serão colocados como vitrine para o mundo", assegurou o secretário.



A questão do desmatamento



Para 2014, Feldmann analisa que o tema maior de atenção do mundo, e que colocará o Brasil na berlinda, será o desmatamento. Essa será, na sua opinião, uma grande oportunidade para que se façam manifestações nos estádios chamando a atenção do mundo para o problema das mudanças climáticas e do aquecimento global. Como o Brasil possui a maior bacia hidrográfica de água doce do mundo, a estratégia será demonstrar esse potencial ambiental, desenvolvendo de maneira acentuada o turismo no país.

Para que isso ocorra, ressaltou pesquisas que indicam a limpeza como o primeiro fator de escolha dos destinos dos turistas. "Essa pode ser uma grande oportunidade para São Paulo resolver seus problemas de resíduos sólidos", sugeriu.

Além disso, Feldmann entende que a mobilidade deve estar entre as prioridades das autoridades, principalmente por conta da severidade das chuvas e enchentes. "O momento é de união entre governo e sociedade na realização de investimentos que atendam critérios de sustentabilidade. É preciso incorporar a praticabilidade em conjunto com a pedagogia da sustentabilidade", ressaltou.

alesp