Assembléias legislativas poderão discutir estratégias conjuntas de combate à violência

Presidente Vaz de Lima vai propor a questão no próximo encontro da União Nacional dos Legislativos Estaduais
21/05/2007 19:17

Compartilhar:

Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FECOMERC Vaz de Lima (10)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ronaldo Marzagão, Vaz de Lima, Alberto Goldman e Gilberto Kassab<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FECOMERC Marzagao,Vaz de Lima,Alberto Goldman,Abram Szajman (1)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Vaz de Lima e deputada Rita Passos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/vaz e rita MAU_09.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Abram Szajman, anfitrião da cerimônia de premiação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FECOMERC Abram Szajman (1)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vaz de Lima, informou hoje, 21/5, que vai propor no próximo encontro da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) que as Assembléias Legislativas discutam estratégias conjuntas, capazes de envolver governos estaduais e parlamentares federais, numa ação coordenada de combate à violência. "Os Parlamentos Estaduais são caixas de ressonância da sociedade e podem contribuir ainda mais, cobrando do governo federal ações e recursos para a área de segurança pública", afirmou Vaz de Lima, em discurso na cerimônia do VI Prêmio Disque Denúncia, entregue às equipes de policiais civis e militares que se destacaram na resolução de crimes denunciados pela população, na Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), em São Paulo.

Ele lembrou que os deputados paulistas têm colaborado com a luta contra a violência aprovando várias medidas nos últimos anos. Destacou a aprovação do Orçamento para a área de segurança pública, que quase dobrou entre 2002 e 2006, saltando de R$ 5 bilhões para R$ 8,3 bilhões. Citou também a aprovação de leis que garantam gratificações a policiais e indenizações às famílias das vítimas.

Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto São Paulo Contra a Violência, disse que a ação conjugada entre a sociedade, as polícias e o governo é o caminho para a paz social. Segundo ele, os resultados do serviço Disque Denúncia já podem ser observados na queda do índice de homicídios no Estado.

Eduardo Capobianco, presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, acrescentou que o Disque Denúncia é exemplo de sucesso do que ele chama de "parceria público-privada social" e anunciou que o serviço receberá novos investimentos. O objetivo é dobrar o número de posições de atendimento: dos atuais 13 para 20. Capobianco reafirmou os papéis dos principais atores nesse projeto. O setor privado como financiador do serviço e sua estrutura, a imprensa como um importante meio de divulgação do serviço e dos seus resultados, e as autoridades públicas como agentes para enraizamento do Disque Denúncia nos municípios, inclusive por meio de legislação que obrigue concessionários de serviços públicos a divulgar o número 181.

O vice-governador Alberto Goldman disse que a elevação do Orçamento, citado por Vaz de Lima, é um fato muito positivo, mas argumentou que, além de recursos e da cooperação da sociedade, a solução dos problemas da segurança pública envolve aspectos ainda mais complexos, como as ações internacionais do crime organizado, o tráfico de drogas e as desigualdades sociais, que juntos formam um caldo de cultura propício para a criminalidade e a violência.

O serviço Disque Denúncia funciona desde 2000, por meio do número 181. Até hoje, já foram contabilizadas 27 mil ações policiais com sucesso na resolução de casos de furtos, de adulteração de combustível, de roubo de carga, de seqüestros e homicídios, entre outros.

Participaram ainda da cerimônia, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão e os comandos das polícias Civil e Militar, além da deputada Rita Passos (PV).

vlima@al.sp.gov.br

alesp