Dieese quer estabelecer parceria com a Alesp


11/11/2005 16:19

Compartilhar:

Sessão solene para comemorar o cinquentenário do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecômicos (Dieese)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/dieese239cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tenório Lima (o Tenorinho), um dos fundadores do Dieese<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/dieeseLuisTenorioFundadorDIEESE234.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 11/11, na Assembléia Legislativa, para comemorar o cinquentenário do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecômicos (Dieese), seu presidente, Carlos Ortiz, pediu o apoio do Parlamento Paulista para estabelecer parceria com o departamento que garanta a continuidade de suas atividades.

O Dieese desenvolve atividades de pesquisa, assessoria, educação e comunicação de temas ligados ao trabalho, o que o tornou, ao longo de cinqüenta anos, fonte de dados, informações e análises para a sociedade brasileira. Esta foi uma das justificativas com que o deputado Nivaldo Santana (PCdoB), que presidiu a sessão, se reportou à homenagem ao Dieese, que vem sendo feita em parlamentos de várias capitais brasileiras, além da Câmara Federal. O deputado declarou seu empenho na parceria com o Parlamento Paulista que engloba a criação de uma universidade do trabalhador.

Homenagem

O deputado Hamilton Pereira (PT), que secretariou a sessão, lembrou os nomes dos colegas parlamentares que convocaram a sessão solene, Renato Simões e Adriano Diogo (ambos do PT), Geraldo Vinholi (PDT) e o deputado Arnaldo Jardim (PPS). Como ex-sindicalista, ao falar em nome de sua bancada, nomeou o Dieese como o "esteio do movimento sindical" e ressaltou o trabalho do departamento em diversas áreas, destacando sua credibilidade.

Além de homenagear os representantes de todas as centras sindicais presentes, Pereira saudou Tenório Lima (o Tenorinho), um dos fundadores do Dieese, a quem chamou de "patrimônio histórico do movimento sindical". Ele é militante sindical há 54 anos e fez um emocionado retrospecto da atuação do departamento e falou sobre as comemorações do cinqüentenário do Dieese, destacando a instalação de centrais sindicais em diversas capitais do país. "O Dieese, enfatizou, existe para instrumentar a luta dos trabalhadores".

Integram o programa das comemorações dos 50 anos do Dieese a publicação, em parceria com o governo federal, do "Anuário do Trabalhador" e a realização, nas capitais brasileiras onde o departamento tem escritórios, sobre o tema "Desenvolvimento com distribuição de renda". O próximo evento será em 17/11, em Belo Horizonte e deve se estender até março de 2006, quando se encerra com um seminário internacional, na capital paulista.

alesp