Imagem & ação

Opinião
10/10/2005 19:32

Compartilhar:

Milton Flávio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MiltonFlavio7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A imagem dos políticos é sempre a pior possível. Ao menos para a maioria dos cidadãos. Isso não ocorre só por aqui, em Pindorama, e apenas nos dias de hoje. É claro que maganos flagrados com dólares na cueca ou achacando dono de pizzaria contribuem para aumentar o desgaste e a desconfiança da população. Não são poucas as pessoas que, invariavelmente, tomam a parte pelo todo. Que fazer? A desconfiança nos políticos é mundial. Uma pesquisa realizada em 68 países, com mais de 50 mil pessoas, que acaba de ser divulgada, confirma o que acaba de ser escrito.

Não pretendo, porém " não agora -, divagar sobre as causas daquilo que nem de "fenômeno" pode ser chamado, já que a descrença parece ser ampla, geral e irrestrita. O que pretendo é chamar a atenção para o fato de que a Assembléia Legislativa de São Paulo tem, neste segundo semestre, a oportunidade de aprovar uma série de matérias de suma importância para a população do Estado. Pode, inclusive, ao discutir, aperfeiçoar e votar tais projetos, incentivar a adoção de medidas semelhantes em todo o país. Se isso vai ou não melhorar a imagem dos deputados paulistas, não sei. O que importa é fazer o que precisa ser feito.

Como o espaço é curto, cito duas propostas do governador Geraldo Alckmin (PSDB) que reputo da maior relevância. A primeira é um conjunto de ações que objetivam incentivar o desenvolvimento econômico no Estado, a partir da desoneração de uma série de produtos e do aumento da faixa de isenção do pagamento de ICMS para micro e pequenas empresas. O que, seguramente, contribuirá para tirar da informalidade um número bastante expressivo de empresas. O governo do Estado, a rigor, só poderá abrir mão de uma parcela das verbas orçamentárias porque desde sempre entendeu que o ajuste não pode ser feito apenas com o aumento da receita. Antes, pelo contrário. É preciso fechar os ralos, cortar gorduras, buscar o barateamento do custo de obras e serviços.

A segunda medida é a que contribui para um maior entrosamento entre os 39 municípios da Grande São Paulo " a 4ª maior região metropolitana do mundo, onde vivem 19 milhões de pessoas, e responsável por 45% do PIB do Estado de São Paulo. As desigualdades entre os municípios " em termos de renda, território, população, infra-estrutura e qualidade de vida " são imensas. Muitos de seus problemas exigem ações conjuntas. Em especial nas áreas de saneamento básico, transporte, habitação, saúde, preservação do meio ambiente etc.

A idéia central é criar instrumentos que permitam a implantação da Agenda Metropolitana " um grupo de trinta programas fundamentais para melhorar a vida de quem vive nos 39 municípios da Grande São Paulo. Para tanto, vai-se criar um Fundo de Desenvolvimento da Região. Para cada R$ 1 investido pelo conjunto de prefeituras metropolitanas, o governo do Estado colocará outro R$ 1. Além disso, o Fundo contará com recursos provenientes da União, empréstimos internos e externos, doações etc. Os investimentos serão feitos após o entendimento entre os representantes dos municípios e do governo do Estado.

A aprovação de tais propostas, com os aperfeiçoamentos que se façam necessários, não vai por si só resgatar a imagem da classe política. Mas lhe dará a certeza de que seu dever foi cumprido. Nos dias de hoje, não é coisa pequena.

Milton Flávio* é médico, professor da Unesp, deputado estadual pelo PSDB e vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo.

miltonflavio@al.sp.gov.br

www.miltonflavio.org

alesp