Profissionais da Saúde estadual atestam efeitos positivos dos plantões


25/05/2006 17:01

Compartilhar:

Deputada Analice Fernandes e o secretário da Saúde Barradas Barata são homenageados pelos profissionais da enfermagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ANALICE PROF SAUDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Profissionais da Saúde se reuniram, em 19/5, para discutir sobre a gestão da saúde estadual e fazer um balanço sobre os plantões que começaram a ser feitos pelas categorias dos enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos e fisioterapeutas nas unidades estaduais. O encontro foi realizado no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e contou com a presença do secretário da Saúde, Roberto Barradas Barata, da deputada Analice Fernandes (PSDB) e do diretor do Pazzanese, Leopoldo Piegas.

A Lei Complementar 987/06 autorizou os plantões para enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos. A possibilidade dos plantões para estas categorias era proibida até então, o que dificultava a gestão das unidades de saúde, além de impossibilitar a complementação da jornada de trabalho para quem estivesse disposto a trabalhar mais.

A deputada Analice Fernandes colocou o assunto em pauta na Assembléia em 2004, ao apresentar um projeto de lei prevendo os plantões. De lá para cá, foram inúmeras reuniões, encontros e negociações para que os plantões fossem permitidos. A lei complementar aprovada na Assembléia é de autoria do governador do Estado, na época Geraldo Alckmin, e passou a vigorar no início de 2006.

Os administradores são unânimes ao afirmar que os plantões tiveram um efeito positivo em suas unidades, diminuindo o número de ausências, aumentando a produtividade e beneficiando desta forma o usuário.

Durante o encontro, que também comemorava a Semana da Enfermagem, a deputada Analice Fernandes foi homenageada com uma placa por ter sido uma das grandes defensoras da idéia. "Sou enfermeira e me sinto profundamente feliz por poder representar a nossa categoria", disse a parlamentar.

Para o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, os plantões são uma possibilidade a mais para os gestores. "Muitas vezes, não conseguimos fazer o ideal, porque o Estado tem limites claros que devem ser observados. Mas, com boa vontade e trabalho, vamos ultrapassando os obstáculos", afirmou o secretário.

afernandes@al.sp.gov.br

alesp