Participantes da 7ª Conferência Latino-Americana de Preservação do Meio Ambiente debatem a questão do lixo


12/06/2008 20:40

Compartilhar:

A conferência foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza e contou com o apoio da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/MEIO AMB PUBL 3349ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 7ª Conferência Latino-Americana de Preservação ao Meio Ambiente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/MEIO AMB MESA3347ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Conferência debate o tema Lixo: uma questão ambiental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/MEIO AMB GERAL 3339ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, com o apoio da Assembléia Legislativa, realizou, nesta quinta-feira, 12/6, a 7ª Conferência Latino-Americana de Preservação ao Meio Ambiente para debater o tema Lixo: uma questão ambiental.

Participaram do evento o presidente do IBDN, Rogério Iório, o diretor da Organoeste, Fabiano Arantes, a especialista em engenharia ambiental, Fátima Santos, o engenheiro do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Gilberto Bartolomeu Mendonça e o engenheiro florestal Fábio Spina.

Fabiano Arantes explicou ao público a tecnologia desenvolvida pela Organoeste para o aproveitamento de resíduos orgânicos do lixo doméstico. A empresa tem diversas parcerias com prefeituras para a instalação de usinas de reaproveitamento do lixo urbano doméstico e também industrial.

Arantes citou o exemplo desenvolvido pela empresa em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), na cidade do Rio de Janeiro, para instalação de uma usina de compostagem de resíduos orgânicos domésticos. Na usina, os agentes ambientais, ex-catadores de lixo, separam o lixo contaminado por resíduos orgânicos para aproveitamento do material reciclável. Esses produtos são vendidos para a indústria e a renda é revertida para a cooperativa que agrega esses trabalhadores. O resíduo orgânico contaminado é levado a um aterro sanitário e o produto final, retirado do aterro, é reutilizado como adubo pela Organoeste.

Fátima Santos tratou do tema Lixo tecnológico: iniciativas e soluções para o destino ambientalmente adequado.

O presidente do IBDN convidou os presentes para participarem da Caminhada Protetores da Natureza, que o instituto promoverá em 15/6, a partir das 9h, no Parque Villa Lobos, na capital paulista.

alesp