O grande herói olímpico


14/07/2008 15:09

Compartilhar:

Escultura Milon de Crotona<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/milon de crotona_pca buenos aires (2 of 8).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Detalhe Milon de Crotona<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/milon de crotona_pca buenos aires (8 of 8).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A escultura Milon de Crotona, localizada na Praça Buenos Aires, é uma homenagem a um grande herói das olimpíadas gregas. Nascido no século VI antes de Cristo, na cidade de Crotona, discípulo do matemático Pitágoras, seis vezes vencedor dos Jogos Olímpicos, Milon foi o introdutor de um dos métodos de treinamento mais antigos da humanidade, cujo princípio fundamental, utilizado até hoje, é a evolução progressiva da carga.

Quando menino, Milon carregava uma vaca nos ombros e suportava a coluna central de um salão sozinho. Segundo relatos, ele foi um dos primeiros a se preocupar com a suplementação alimentar, comendo por dia nove quilos de carne, nove quilos de pão e 10 litros de vinho.

Diz a lenda que Milon de Crotona morreu de forma trágica: ao tentar partir um tronco em dois, teve suas mãos presas nas fendas da árvore e foi devorado à noite por lobos. A cidade italiana de Milão tem este nome em sua homenagem.

alesp