Ouvidores públicos apresentam propostas para melhorar o serviço público


27/02/2008 16:44

Compartilhar:

Antonio e Sergio: propostas para melhorar o serviço público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Forum Ouvidores Publicos-8Rob-antonio e sergio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Willian Fernandes (centro), ouvidor-geral da Defensoria Pública de São Paulo e Maria Inês Fornazaro, da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Forum Ouvidores Publicos-8Rob-wilian e marines-2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 27/2, ouvidores públicos do Estado deliberaram sobre 40 enunciados elaborados a partir de palestras realizadas anteriormente pelo grupo. Um dos organizadores do encontro, Willian Fernandes, ouvidor-geral da Defensoria Pública de São Paulo, entende que o fortalecimento das ouvidorias traz vários benefícios, como o fomento da cidadania e melhoria do serviço público, além de possibilitar um melhor controle da administração pública.

Maria Inês Fornazaro, da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), disse que a entidade vai promover, em convênio com a Unicamp para a realização de um curso de extensão universitária para ouvidores. Ela entende que, "além da certificação, o curso vai aprofundar o discurso sobre a função, competência e habilitação dos ouvidores".

Na área da saúde, o ouvidor do Hospital Universitário da USP, Sérgio Gomes de Souza, salienta que a demora no agendamento de consultas, atendimento e realização de exames é o que mais gera reclamações dos usuários. Gomes afirma que o estreitamento entre ouvidorias de hospitais pode facilitar transferências no caso de emergências médicas.

Dentre as propostas aprovadas pelo Fórum do Ouvidores, destacam-se as que estimulam o intercâmbio e aprimoramento das ouvidorias, a formação dos ouvidores, a divulgação específica dos serviços de ouvidoria dentro das diversas instituições públicas. Willian Fernandes afirmou que essas propostas serão encaminhadas aos Poderes Executivo e Legislativo.

Participaram da reunião deliberativa ouvidores de várias secretarias estaduais: Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Social, Emprego e Relações de Trabalho, Meio Ambiente, e Habitação. Ouvidores de outras instituições, como CDHU, Fundação Casa, Sabesp, Ipem e das polícias também estiveram neste encontro.

alesp