CPI das operadoras de seguro ouve representantes de empresas


01/04/2009 20:22

Compartilhar:

CPI das operadoras de seguro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SEGUROSDEPSMAU_1525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Saulo Ribeiro Lacerda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SEGUROSSauloRibeiroLacerdaUNIMEDSEGURADORA9MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cassio Navarro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SEGUROSCassioNavarro5MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldir Agnello <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SEGUROSWaldirAgnello7MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claudio Amaral Caldas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SEGUROSClaudioAmaralCaldasNOBRESEGURADORA3MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Said Mourad <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SEGUROSSaidMourad2MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Calil e Said Mourad <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/SEGUROSPedroCalilSULAMERICASEGUROS16MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI das operadoras de seguros ouviu, nesta quarta-feira, 1º/4, os representantes da SulAmérica Seguros, Pedro Calil, da Nobre Seguradora do Brasil, Claudio Amaral Caldas, e da Unimed Seguradora, Saulo Ribeiro Lacerda. Os depoentes foram questionados pelos deputados Said Murad (PSC), presidente da comissão, Waldir Agnello (PTB) e Cássio Navarro (PSDB).



SulAmérica



Segundo Pedro Calil, 60% das oficinas com que trabalha a SulAmérica são referenciadas. O cliente que utiliza o serviço dessas oficinas tem 25% de desconto no pagamento da franquia ou um carro-reserva. Esses benefícios não ocorrem quando a oficina é de livre escolha e, nesse caso, o segurado tem de assinar um termo onde se responsabiliza pelos resultados do atendimento.

As peças para reposição são compradas diretamente dos fornecedores, obedecendo ao regime de recolhimento de ICMS. O depoente ainda acrescentou que os preços das oficinas podem se diferenciar de acordo com sua região, pois há variação de categoria dos veículos conforme sua localização: carros da zona sul são de padrão mais caro e requerem um trabalho mais especializado, ocorrendo o inverso em outras áreas da cidade.



Nobre Seguradora



Claudio Amaral Caldas, da Nobre Seguradora, acha que é inevitável que haja pendências em relacionamentos comerciais, como é a das seguradoras e seus clientes. Esclareceu que sua empresa não faz seguro de veículos, mas assiste seus clientes quanto à sua responsabilidade civil nos processos de sinistro. Dessa forma, todo o trâmite é realizado através do próprio segurado, que orienta o terceiro vitimado no procedimento para a reparação do dano.

Caldas falou também que só trabalha com peças genuínas e novas, cujo preço é estabelecido através de negociação. Se for detectado que o reparo foi realizado com peça reutilizada, é solicitada a substituição pelas peças recomendadas, as genuínas e novas. A empresa trabalha com cerca de 20 ou 30 oficinas credenciadas.

Os representantes dessas duas primeiras seguradoras afirmaram que no caso dos veículos salvados, quando a perda chega a 75%, as regras estabelecidas pelas normas oficiais de trânsito são plenamente obedecidas.

Preocupado com a questão fiscal, Agnello solicitou a presença de funcionário da Secretaria da Fazenda que possa explicar o funcionamento da arrecadação de ICMS na operação do atendimento de segurados.



Unimed



O representante da Unimed, Saulo Ribeiro Lacerda, indagado sobre as reclamações dos segurados, respondeu que cerca de 30% dos segurados são de categoria individual, sendo os restantes oriundos de acordos com pessoas jurídicas. No caso da livre escolha, o reembolso segue a orientação da apólice contratada, o que também ocorre no atendimento de urgência em hospitais fora da rede de atendimento. Na opinião de Lacerda, pode haver alguma reclamação, mas oriunda de segurados que não fizeram a regulamentação de seus planos conforme as últimas normas oficiais, uma vez que esta não é obrigatória. Para os não regulamentados há limitações para cobertura de atendimento em alguns laboratórios ou hospitais e isso pode gerar descontentamento. Declarou também desconhecer casos de direcionamento de segurados a laboratórios com equipamento técnico mais avançado, que eventualmente podem ser da propriedade de médicos credenciados.



A próxima reunião da CPI será realizada no dia 8/4.

alesp