Ato resgata história da CUT


13/10/2009 12:53

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/HAMILTONPEREIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A importância do movimento sindical para o desenvolvimento político do Brasil foi o ponto central dos discursos de figuras históricas que participaram na sexta-feira, 9/10, do ato que comemorou os 26 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a posse da chapa cutista na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa.

Organizado pelo deputado Hamilton Pereira (PT), o encontro reuniu o presidente da CUT estadual, Adi dos Santos; um dos fundadores da central, Paulo Skromov; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto; o vereador sorocabano Izidio de Brito Correia; o representante do Diretório Estadual do PT, Angelo D"Agostini Jr.; e o filho do sindicalista histórico Wilson Fernando da Silva, o Bolinha.

Adi lembrou que Bolinha foi para Sorocaba a pedido de Luiz Inácio Lula da Silva, com quem trabalhou na Villares em 1966 e 1967, e destacou que a atuação do sindicalista é um exemplo a ser seguido por todos do movimento. Segundo Adi, a CUT é motivo de orgulho do movimento sindical por sua história, por ter surgido durante o período militar e, apenas um ano depois de sua fundação, em 1984, já estar envolvida numa luta importante para a abertura política do país, que foi a campanha "Diretas Já". "Em 1984 a CUT já extrapolava o movimento sindical", salientou. "Se existe democracia no Brasil hoje, a CUT é uma das responsáveis", completou.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp