Acervo Artístico: As figuras humanas de Cleir A. Santana: composições filtradas pelo sentimento

Emanuel von Lauenstein Massarani
04/03/2004 14:00

Compartilhar:

Cleir A. Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/cleir1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra O velho, doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/cleir2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cleir A. Santana sente a vida secreta e sugestiva, a força da expressão de seus personagens, em volta dos quais distende virtuosamente uma linha sinuosa e suave que espelha a sua carga de sensibilidade e de poesia. O tecido é vivo e límpido, as velaturas vibram e se revelam na sua complexa articulação, a orquestração do monocolor é enriquecida por um contraponto admirável.

O artista é um conservador da verdadeira pintura, do bom desenho, seguindo a escola de Maurício Takiguthi. Sua pintura nasce sobre uma base naturalística, na insígna de um refinado gosto na composição filtrada pelo sentimento.

A serenidade, a harmonia, a delicadeza de expressão são transmitidas juntamente com alegrias e esperanças num mundo embora repleto de incertezas. Cleir A. Santana sabe desenhar com grande habilidade a figura humana - qualidade rara em nossos dias - que pinta em atitudes pouco comuns e com certa preferência por vultos de idosos.

A luz, projetada de um oculto prisma interior, anima os vultos e estabelece as expressões sejam pensativas ou melancólicas, assume ainda funções distintas de contorno ou de forma de prospectiva, ilumina e modela a figura. A exemplo da obra O velho, doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, alguns perfis, completamente na sombra, são colocados em relevo por uma só linha de contorno criando uma atmosfera de profunda serenidade.

O Artista

Cleir A. Santana nasceu na cidade de Assis, São Paulo, no ano de 1958. Formou-se em Odontologia e pós-graduação em Periodontia, onde atende em sua clínica particular na cidade São Paulo e em suas horas de folga passa o tempo pintando no seu atelier.

Depois de várias experiências esporádicas, passou se dedicar à pintura como atividade profissional paralela. Em seu atelier particular explora várias técnicas e vertentes, transitando pelo figurativo e o abstrato.

Redirecionou seus estudos, enfocando seus interesses nos grandes mestres da pintura figurativa. Iniciou aulas, explorando técnicas de desenho, pintura a carvão, a pastel e a óleo, principalmente na pintura realista com o artista plástico e professor Maurício Takiguthi. Mantém uma produção constante sempre voltada à arte realista

O artista recebeu Medalha de Ouro no Concurso "Brasil 500 Anos", promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD-SP) e Medalha de Prata no XVI Salão de Arte, pela Associação Comercial de São Paulo, Regional de Pinheiros.

alesp