Projeto prevê instalação de museu de arte nipobrasileira


17/03/2011 18:45

Compartilhar:

Manabu Mabe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/Mabe41949.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Mabe 3 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/Mabe 3img004tratada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Mabe 1 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/Mabe 21965960360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Mabe 2 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/1quadroManabuMabe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Diário Oficial do Estado publicou nesta quinta-feira, 17/3, o Projeto de Lei 69/2011, do Executivo, que concede o uso de imóvel por 20 anos ao Instituto Manabu Mabe para que nele se instale o Museu de Arte Moderna Nipobrasileiro. A publicação coincide com o início da tramitação do PL na Assembleia.

De acordo com a mensagem do governador que encaminhou a proposta, trata-se de um terreno de 1.523,71m² com 632,00m² de área construída, situado na capital paulista, onde antes funcionava uma escola estadual. A área já é administrada pelo Instituto Manabu Mabe que, com a doação, poderá se credenciar junto ao Ministério da Cultura para receber recursos financeiros para ali instalar o museu.



O instituto e o artista



O Instituto Manabu Mabe é uma entidade sem fins lucrativos, fundado pela família do artista plástico nipobrasileiro Manabu Mabe, falecido em 1997. Sua missão é preservar a obra e a memória do artista e contribuir para a minimização dos desequilíbrios sócio-culturais através da difusão da arte e da cultura.

A criação do museu é um antigo sonho de Mabe: colocar à disposição da visitação pública seu acervo artístico e também oferecer um espaço para divulgação da arte e da cultura, propiciando a reveleção de novos talentos.

Manabu Mabe chegou ao Brasil ainda na infância e foi pintar fileiras de pés de café na fazenda adquirida por sua família no interior do Estado de São Paulo, no início do século passado. Já naquela época, Mabe, com os lápis crayon trazidos da escola no Japão, desenhava a paisagem que observava ao seu redor em sacos de café. Mais tarde, na fase adulta, transferiu-se à capital para viver de sua arte. Dedicou-se à pintura de quadros de natureza-morta e do corpo humano. Adotou o cubismo, mas encontrou no abstracionismo o campo para expressar seu pioneirismo. Sua obra ganhou destaque nacional e internacional, dona de um estilo único chamado de pintura gestual, que mistura a caligrafia japonesa com manchas cromáticas.



A íntegra do PL 69/11 e sua traqmitação estão disponíveis para consulta no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.



Fontes: www.institutomanabumabe.org.br e www.mabe.com.br.

alesp