Campanha SOS Norte Nordeste é prorrogada até o dia 9/6


29/05/2009 14:05

Compartilhar:

Alesp prorroga a Campanha SOS Norte Nordeste até o dia 9/6<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/GONDIMSOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo prorrogou a Campanha SOS Norte Nordeste até o dia 9/6. O encerramento contará com a apresentação de grupos musicais, entre eles, o Projeto Guri, a partir das 19h, no Hall Monumental. A entrada será um quilo de alimento não-perecível.

As prefeituras do Estado que aderirem à campanha, como a de Piracicaba, Itapevi e Itapira, serão homenageadas no encerramento pela mobilização social. "Estamos unindo o Estado de São Paulo em prol das vítimas das enchentes no Norte e Nordeste", afirmou o deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), apoiador da Campanha.

As doações não param de chegar. Nesta quarta-feira, três produtores sensibilizados com a causa por intermédio do presidente Barros Munhoz (PSDB), doaram seis toneladas de arroz e feijão. Outro empresário enviou 180 quilos de feijão e arroz.



Vítimas



Já morreram 49 pessoas em decorrência das enchentes, segundo balanço da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), divulgado na última segunda-feira. Subiu também o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas em decorrência das chuvas. De acordo com o órgão, mais de 408 mil pessoas estão fora de suas residências.

Os danos causados pelo excesso de chuva atingiram 429 municípios localizados em 12 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Pará e Santa Catarina.

Somente no Ceará, 17 pessoas morreram em decorrência das chuvas e deslizamentos. A situação é crítica também no Maranhão, com 12 mortes; seguido de Bahia (7), Alagoas (7), Paraíba (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).

Apesar de o Ceará registrar o maior número de mortes, o Maranhão é o Estado com o maior número de municípios atingidos (106), seguido pelo Ceará (86), Piauí (41), Rio Grande do Norte (30), Paraíba (30), Pernambuco (17), Bahia (11), Sergipe (8) e Alagoas (5).

Na região Norte, é no Estado do Amazonas onde se encontra o maior número de municípios atingidos, 50, com 55.162 pessoas desalojadas e 10.336 desabrigadas. No Estado do Pará são 35 municípios atingidos pela chuva com 6.275 desabrigados.

Em Santa Catarina, os danos causados pela chuva atingiram 10 municípios e uma população de 3.550 pessoas, deixando 3.333 desalojados e 217 desabrigados.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp