Cursos profissionalizantes no programa de alfabetização de adultos


18/06/2009 19:22

Compartilhar:

Luís Carlos Gondim e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/GONDIMPROEJA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Carlos Gondim (PPS) quer instalar no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) cursos profissionalizantes. A proposta do deputado Gondim, formalizada no Projeto de Lei 723/08 e na Indicação 1.739/08, foi apresentada ao secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, nesta semana, com a finalidade de criar em São Paulo o Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Gondim justifica em seu projeto de lei que no Brasil 9% da população que possui entre 15 e 29 anos está desempregada, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2005 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também cita que dos 50,5 milhões de brasileiros considerados jovens, 4,5 milhões estão fora do mercado de trabalho.

Ainda segundo o IBGE, o Brasil tem 14 milhões de analfabetos e mais 15 milhões de pessoas que freqüentaram a escola por menos de quatro anos. "Devemos nos preocupar com a qualificação profissional dos jovens e adultos e a geração de emprego e renda de tal maneira que a educação sirva de impulso para melhorar a vida do indivíduo", diz Gondim.

O secretário Alckmin afirmou que o Estado pretende oferecer esses cursos profissionalizantes para capacitação, por exemplo, de garçons, empregadas domésticas, entre outras atividades que geram renda e prometeu empenho para que mais cursos profissionalizantes sejam oferecidos gratuitamente no Estado de São Paulo.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp