Debate sobre a ampliação do Porto de São Sebastião


26/05/2010 17:06

Compartilhar:

Carlinhos Almeida  (1º à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/CARLINHOS1PORTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlinhos Almeida (PT) e a vereadora Telma de Souza, de Santos, participaram do debate sobre a ampliação do porto de São Sebastião promovido pelo Diretório Municipal do PT local no dia 21/5 último. Estiveram presentes mais de 100 pessoas que interagiram com perguntas e questionamentos. Tanto o deputado Carlinhos quanto a vereadora Telma mostraram preocupação com relação à forma e em que condições acontecerão a ampliação. "Não podemos falar em ampliação do porto se não existe sequer o projeto de duplicação da rodovia dos Tamoios, principal acesso ao Litoral Norte. Não estou dizendo com isso que somos contra a ampliação do porto. O problema é se haverá planejamento ou não e como isso se dará", disse Carlinhos.

O deputado lembrou que o Ibama devolveu o EIA/RIMA do projeto ao governo do Estado apontando 20 falhas graves. O Ibama também fez uma série de exigências para conceder a licença para a obra, que o Estado pretendia iniciar em 2010, entre os quais mais estudos sobre animais marinhos e o transporte de sedimentos.

"Por ora verificamos que o governo do Estado de São Paulo não tem nenhum planejamento estratégico com a participação dos municípios da região. Suas ações são nulas neste sentido. As soluções devem ser buscadas de forma regionalizada porque existe uma interdependência dos municípios que estão próximos e muitas vezes já conurbados", acrescentou Carlinhos.

A vereadora Telma de Souza, que já foi prefeita de Santos e deputada federal, disse conhecer muito a questão portuária. "Não só porque fui prefeita, mas porque acompanhei o desenvolvimento de porto de Santos junto com minha família desde criança. Sei que com uma possível ampliação do porto de São Sebastião é ilusão dizer que serão criadas muitas vagas ou empregos, ressaltou".



carlinhos@carlinhos.org

alesp