Parlamentares lançam frente pela reforma agrária


02/05/2007 18:05

Compartilhar:

Deputado Raul Marcelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Raul Marcelo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/simao pedro a.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), em parceria com o deputado Raul Marcelo (PSOL), será lançada nesta quarta-feira, 3/5, a Frente Parlamentar pela Reforma Agrária. A iniciativa tem a finalidade de promover apoio e incentivo aos movimentos sociais que lutam por essa reforma no Estado. O evento acontecerá às 14h, no auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

"Ao lado do agronegócio, que vem dando excelentes respostas às demandas econômicas internas e externas do país, não podemos deixar de ver o lado perverso desse processo de modernização, que gera no campo uma enorme desigualdade e é capaz de expulsar milhares de famílias de agricultores que vêm engrossar as filas de desempregados no meio urbano. É dentro desse contexto que afirmamos a necessidade e a urgência de uma política agrícola aliada a um programa forte de reforma agrária e de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar", afirma o deputado Simão Pedro.

No Estado de São Paulo, a questão agrária adquire contornos importantes, porque ainda há grandes extensões de terras improdutivas ou aproveitadas de forma insuficiente, de acordo com os critérios legais vigentes. Segundo estudos da Pastoral da Terra, o Pontal do Paranapanema, por exemplo, registra uma área de aproximadamente um milhão de hectares ocupada principalmente por grandes fazendeiros cujos títulos de propriedade são, em boa parte, irregulares, falsificados ou inexistentes.

Para o deputado Simão Pedro, um programa forte de reforma agrária permitirá alocar recursos financeiros suficientes para promover todos os assentamentos com qualidade e garantir infra-estrutura, crédito, assistência técnica, recuperação de preços dos produtos e insumos, bem como educação e saúde para toda a população do meio rural.

"Inúmeros assentamentos no Estado já exemplificam a importância da implementação de um programa de política agrária e agricultura familiar", argumenta Simão Pedro, que completa: "Podem ser comprovados importantes impactos na qualidade vida dos agricultores, como a melhoria na renda das famílias, a criação de empregos, a educação dos jovens e adultos, as condições de habitação, de saúde e de alimentação, o poder aquisitivo, além da participação social, cultural e de lazer."

alesp