Opinião - CPI da Petrobras


21/05/2009 19:03

Compartilhar:


A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na Petrobras no Senado não pode ser desqualificada pelo governo Lula como está acontecendo neste momento, pois tais argumentos são, no mínimo, terroristas e um desserviço ao país. Sempre defendi a instalação de qualquer CPI, pois essa é uma das prerrogativas da oposição, ou seja, fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos e, principalmente, um direito do estado democrático.

Os argumentos usados pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e pelo próprio presidente Lula, de que o PSDB queria privatizar a Petrobras, são irresponsáveis e deixam claro que eles estão com medo de uma séria investigação. O Planalto demonstra receio porque sabe que a tradicional empresa, orgulho de todos brasileiros, enfrenta problemas e, mesmo assim, não quer abrir a sua caixa-preta.

Em vez de fazer insinuações lamentáveis, o governo federal deveria estar mais preocupado em explicar as acusações de negócios escusos na estatal, como o repasse de R$ 178 milhões a usineiros, o superfaturamento da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, os aditivos de exploração das plataformas de petróleo, a sonegação de impostos e os R$ 47 bilhões de contratos sem licitação desde a posse do presidente Lula. As denúncias de corrupção são gravíssimas e a CPI é irreversível.

Na verdade, a preocupação do PSDB é impedir que a atual administração quebre a Petrobras, maior empresa pública brasileira e orgulho de todos nós. Queremos a estatal cada vez mais forte, atuante e investidora, mas sem sonegar impostos ou outros deslizes graves na administração da companhia, para que ela continue sendo um verdadeiro patrimônio do país e não um cabide de empregos para os "companheiros" como acontece hoje. O governo Lula sempre teve uma postura de complacência com a corrupção, mas a Petrobras não é partidária. É do Brasil!



*Pedro Tobias é deputado estadual pelo PSDB

alesp