Prefeitura de Jaguariúna expõe resultados positivos na área da saúde


27/09/2011 20:45

Compartilhar:

Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, Márcio Gustavo Bernardes Reis e Marcos Martins <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComSaudeMarcoNomeada.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcio Gustavo Bernardes Reis, prefeito de Jaguariúna <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComSaudeMarcoPrefMarcioGustavoBernardesReis.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, secretária municipal da Saúde de Jaguariúna <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComSaudeMarcoSecSaudeMariadoCarmodeOliveiraPelisaao.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Município recebeu prêmio da ONU por zerar índice de mortalidade infantil em 2009

Por sugestão dos deputados Gerson Bittencourt (PT) e Itamar Borges (PMDB) a Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Marcos Martins (PT), recebeu nesta terça-feira, 27/09, o prefeito Márcio Gustavo Bernardes Reis e a secretária municipal da Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão para expuseram as iniciativas do município de Jaguariúna na saúde.

Com investimentos de 24% na área e prioridade no social, o município conseguiu implementar uma rede de apoio à gestante e ao recém-nascido que se inicia logo após a positivação do teste de gravidez, que é feito nas unidades básicas de saúde. Esta ação reduziu o total da mortalidade infantil em 2009 e teve reconhecimento da ONU.

"Assim que a gestante recebe a confirmação da gravidez, ela tem agendadas consultas pré-natais, que no município chegam à média de dez atendimentos, superando os índices recomendados pela OMS " Organização Mundial da Saúde. Este acompanhamento se estende pelo parto no hospital municipal - ou, no caso de alta complexidade, na Unicamp em Campinas - , na primeira consulta de retorno, em até sete dias após o parto e na consulta mensal até dois anos de idade da criança", informa Maria do Carmo.

O prefeito Gustavo destacou que o município não tem uma postura passiva, mas acompanha as gestantes e seus filhos e, no caso de ausência em uma consulta pré-agendada, o profissional de saúde vai até a casa da gestante ou da mãe para saber o motivo da falta e reagendar a consulta.

"Nossa atenção com a saúde do município começou no início de nossa gestão, quando priorizamos o saneamento básico. Hoje, o município tem 100% do esgoto captado e 98% tratado e todas as residências dispõem de água tratada. Temos seis unidades básicas de saúde com atendimento para toda a população, um hospital geral com maternidade e ala pediátrica, atendimento em saúde mental e farmácia 24 horas, que funciona dentro do hospital, e equipes de resgate, além de cursos e palestras", destaca Gustavo.

Maria do Carmo acrescenta que Jaguariúna também desenvolve programas de prevenção, com campanhas educativas e atividades físicas desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Esportes.

Os parlamentares presentes à reunião elogiaram o trabalho desenvolvido e se comprometeram a divulgar a experiência do município para todo o Estado como forma de incentivar políticas municipais nesta área e também destacaram a necessidade da aprovação da regulamentação da Emenda 29 pelo Senado que trata do financiamento da saúde.

Além dos deputados já citados participaram da reunião os deputados Carlos Bezerra (PSDB), Edinho Silva (PT), Celso Giglio (PSDB), Ulysses Tassinari (PV) e Heroilma Soares Tavares (PTB). (PM)

alesp