Falta assistência médica na Penitenciária de Araraquara


17/11/2011 13:14

Compartilhar:

Edinho Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/EDINHOSILVAMEDICOSm.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa na quarta-feira, dia 16/11, Edinho Silva (PT) cobrou do governo de São Paulo uma resposta ao que caracterizou como grave problema de segurança pública. Na Penitenciária de Araraquara, 1,6 mil presos estão sem atendimento médico há mais de 20 dias.

"Estou aguardando pelo secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, com quem fiz contato no final de semana. Ou conseguimos uma resposta a contento ou teremos que oficiar tanto à Comissão de Segurança desta Casa, como à de Direitos Humanos", disse o parlamentar que é membro das referidas comissões.

Os cinco médicos que prestam serviço no local se afastaram por discordância quanto à remuneração mensal de R$ 2,2 mil. Eles protestam contra determinação da Secretaria de Administração Penitenciária que obriga o cumprimento integral de jornada de 20 horas semanais. Antes, os médicos ficavam cerca de duas horas no presídio e voltavam à unidade para atendimento de emergência.

Para Edinho, o problema requer solução rápida por diversos fatores. "O transporte de presos para unidades básicas e de pronto-atendimento gera insegurança nos moradores. A unidade faz parte do sistema prisional de segurança máxima do Estado e o deslocamento, além de quebrar a estabilidade do sistema prisional, pode gerar mobilizações dentro da penitenciária", explicou.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp