Malu exprime com acentos originais a magia envolvente da natureza

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
27/03/2007 15:55

Compartilhar:

Malú, pseudônimo de Maria Lucia Ribeira Preza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Malu02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> De frente para o jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Maluobra1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Incontestavelmente, existe na obra de Malu espírito, visão, qualidade de silêncio e espiritualidade, ligados a uma tradição pictórica a partir da qual, sem exageros, a artista soube engendrar uma expressão contemporânea de rara qualidade.

Em sua pintura, estão presentes os sinais de um estudo cuidadoso e constante do real e, ao mesmo tempo, do dinamismo de evasão do espírito, os quais leva a artista a descobrir e ilustrar cada particularidade dos locais enfocados.

Cor e sombra se desenvolvem no âmbito cromático, criando um estado sutil de sonho e de poesia, clima que se interpõe entre nós e a natureza, despertando no observador um mágico abandono à contemplação.

A cenografia narrativa de Malu está impregnada de folhagens verdes e ocres, com suas nuances que ressaltam as dissociações entre os sentimentos e sua difícil aderência ao contrastante sentimento da vida cotidiana.

Através de um processo de percepção inicial e de intuição posterior " portanto de transposição ", sobressai da obra de Malu uma pintura límpida e serena, que oferece a possibilidade de penetrar nos segredos da paisagem.

Na obra De Frente para o Jardim, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, inspirando-se em uma sólida tradição realista, a artista exprime com acentos originais a magia envolvente da natureza.

A artista

Malu, pseudônimo de Maria Lucia Ribeira Preza, nasceu em São Paulo em 1944. Formou-se no curso de pedagogia com licenciatura plena na Faculdade Oswaldo Cruz.

Após exercer diversos cargos no magistério público estadual e municipal, a partir de 1995 dedicou-se à pintura, especialmente na técnica com óleo sobre tela.

Há mais de seis anos ministra aulas de pintura para os professores associados da Subsede Sul do Centro do Professorado Paulista, onde organiza freqüentes exposições de seus alunos.

Participou de diversas exposições, destacando-se entre elas: Centro do Professorado Paulista, São Paulo (2000); Sétimo Salão da Bienal de Artes Plásticas de Santo Amaro, Clube Paineiras do Morumbi, São Paulo (2001); Salão da Primavera, Associação dos Artistas de Santo Amaro, em parceria com a Universidade de Santo Amaro (2003 e 2005).

Obteve a medalha de ouro do Salão de Artes Plásticas da Universidade de Santo Amaro (2005) e menção honrosa no Salão da Primavera (2003).

alesp