Metrô e CPTM poderão ter comunicação visual e sonora também em inglês

Proposta faz parte de ações preparatórias para a Copa do Mundo de 2014
30/03/2011 20:10

Compartilhar:

Comunicação visual em português/inglês do Metrô de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/MetroSinalizacao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As estações do Metrô de São Paulo, assim como as da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão comunicar-se com o público em português e em inglês. Isso inclui a comunicação visual e sonora que ocorre dentro das estações. Esse é o objeto do Projeto de Lei 198/2011, publicado no Diário da Assembleia de 26/3.

Segundo a proposta, de autoria do deputado André Soares (DEM), as estações deverão oferecer ao usuário, em cada estação, terminais de informação bilíngues apresentando dados sobre serviços públicos existentes, facilidades, pontos de interesse e eventos culturais realizados na região. Prevê também a instalação de centro de apoio ao turista nas estações de integração entre as linhas.

André Soares afirma, na justificativa do projeto, que São Paulo é um importante centro econômico e financeiro, e um polo irradiador de cultura e entretenimento, que recebeu, em 2010, cerca de 12 milhões de turistas. Somente isso já justificaria a adaptação pretendida, mas também a proximidade de um dos maiores eventos esportivos do mundo, a Copa 2014, gera a necessidade de criar ações facilitadoras para o visitante estrangeiro. "O transporte público mais eficiente do Estado (o Metrô e a CPTM) deve se preparar, com qualidade, para receber os atuais e os futuros estrangeiros que virão a nosso Estado", diz Soares.

O projeto disciplina também a admissão de funcionários fluentes em inglês para atuarem no atendimento de estrangeiros e na transmissão de avisos sonoros nas estações. Para o autor, apesar de algumas estações do Metrô já possuírem sinalização visual que inclui o inglês, a iniciativa não está disseminada por todo o sistema e não há previsão de ampliação. Com a adoção da medida, São Paulo facilitaria a mobilidade e acessibilidade do visitante estrangeiro adotando a língua não nativa mais falada no mundo.



A íntegra deste e de outros projetos está disponível no Portal da Alesp, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.

alesp