Capacidade de estádios de futebol é questionada por deputados

Representante da federação afirma que clubes conhecem a regra, fixada há 40 anos pelos membros da FPF
16/11/2011 21:48

Compartilhar:

 Éder do Lago Mendes Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriEderDoLagoMendesFerreira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Monti, presidente da Associação Paulista de Municípios <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriMiltonMonti.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Izidro Suíta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriCelIzidroMartinez.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriVitorSapienza.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso Giglio preside os trabalhos da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriCelsoGiglio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçoni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriOrlandoBolconi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11Mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hamilto Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriHamiltonPereira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriAldoDemarchi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Telma de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comassuntosmetroemunicipais16nov11MauriTelmadeSouza.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB) debateu, nesta quarta-feira, 16/11, a exigência do regulamento da Federação Paulista de Futebol de um número mínimo de lugares nos estádios de futebol, com a presença do representante da Federação, Isidro Suita Martinez, do representante do Ministério Público, Éder do Lago Mendes Ferreira, e do presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcos Monti.

Segundo Aldo Demarchi, o regulamento que prevê um número mínimo de 15 mil lugares nos estádios tem causado muitos problemas aos prefeitos, que são pressionados a utilizar recursos de que não dispõem para cumprir a exigência. De acordo com o deputado, a média de ocupação nos estádios é de 1.000 a 1.500 lugares, o que não justificaria o mínimo de 15 mil exigido pela Federação.

Vitor Sapienza também questionou a exigência, lembrando da concorrência exercida pelas televisões que diminuiu consideravelmente o público nos estádios, e questionou o representante da federação quanto aos critérios utilizados para o estabelecimento deste número. Alegou que caso um time grande jogue num pequeno município que não possua um estádio com capacidade suficiente, o jogo pode ser deslocado para municípios vizinhos.

O fato de os municípios ficarem com a menor fatia tributária da federação e, em decorrência disso, terem problemas sérios de recursos, foi a alegação de Marcos Monti para pedir à federação que flexibilize essa regra. "Se a média de presença é muito menor do que requer a federação, por que manter este critério?", indagou.



Falência do futebol



Para o representante do Ministério Público, Éder Ferreira, se o campeonato paulista é promovido por uma entidade privada " a Federação Paulista de Futebol " e os clubes de futebol também são entidades privadas, então o Ministério Público não pode atuar quanto a este aspecto. Contudo, afirmou que considera o pleito justificável, tendo em vista a média de ocupação dos estádios.

Izidro Suíta alegou que todos os presidentes dos clubes conhecem a capacidade que seus estádios devem ter. Tal regulamento foi estabelecido há 40 anos em votação democrática. Expressou a preocupação de que se houver a diminuição do número mínimo de lugares, muitos times de futebol desejem participar do campeonato, podendo causar a falência do futebol paulista. Ele discordou do deslocamento para municípios vizinhos como uma solução, uma vez que isso representaria tirar do município algo que "faz a alegria dos cidadãos".

Na opinião de Aldo Demarchi, cabe à federação apresentar uma proposta aos clubes, e não esperar deles que, em conjunto, tomem essa decisão. O representante da federação afirmou que a entidade está sensível ao problema em pauta e comprometeu-se a levar o pleito ao seu presidente, Marco Polo Del Nero.

Participaram também do debate os deputados Gilmaci Santos (PRB) e Roberto Morais (PPS), e compareceram à reunião Telma de Souza (PT), Hamilton Pereira (PT) Jooji Hato (PMDB), Marco Aurélio de Souza (PT) e Campos Machado (PTB). (DA/ot)

alesp