Cadeia Pública de Sorocaba terá transferência de presos, diz Hamilton Pereira
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) reuniu-se nesta semana com o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Mário Papaterra Limongi, para discutir novamente o problema da Cadeia Pública de Sorocaba. A Cadeia deverá passar ao comando da Secretaria de Administração Penitenciária no próximo ano. Também participaram da reunião o deputado Caldini Crespo e Sandra Tubis Martins e Pedro Segura, representantes do Conselho de Segurança (Conseg) de Sorocaba.
Para que a transferência aconteça, a Cadeia Pública de Sorocaba deverá passar por adaptações e processos burocráticos, conforme já havia adiantado o secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, em conversa com Hamilton no começo da semana.
O processo de transmissão dos próprios e dos equipamentos de uma secretaria para a outra pode levar meses. Um dos maiores entraves, porém, é com relação ao número de funcionários para manter a Cadeia em funcionamento como ela opera hoje. A Secretaria de Administração Penitenciária afirma que não vai assumir a Cadeia se ela não tiver estrutura adequada, por isso o número de presos do Cadeião terá de ser menor.
Segundo Hamilton, a proposta da Secretaria de Segurança Pública é transferir presos para outras cadeias e diminuir a população local gradativamente, até chegar a um número condizente com a estrutura administrativa atual. De acordo com o secretário adjunto, 103 presos já foram transferidos e até o final deste ano a cadeia estará com 424 presos, número para o qual ela foi oficialmente criada.
Essas transferências, explicou Hamilton, continuarão até que o cadeião fique com 200 detentos. É com essa capacidade que a Secretaria de Administração Penitenciária assumirá o prédio. Atualmente, a contratação de novos funcionários não é permitida pelo governo estadual.
O deputado petista explicou que a Secretaria voltará a colocar mais presos na Cadeia Pública de Sorocaba depois que a contratação de funcionários for resolvida.
Outra discussão abordada na conversa com o secretário adjunto é a possibilidade de a Polícia Militar auxiliar na segurança da Cadeia Pública de Sorocaba, principalmente para evitar novas fugas. Segundo Hamilton, a Secretaria se propôs a conversar com o comando da PM local para solicitar o auxílio. A idéia é colocar os policiais na muralha da cadeia, de modo que eles tenham uma visão geral do lugar e, assim, controlem melhor o espaço.
(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações