Cadeia Pública de Sorocaba terá transferência de presos, diz Hamilton Pereira


15/12/2000 17:02

Compartilhar:


O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) reuniu-se nesta semana com o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Mário Papaterra Limongi, para discutir novamente o problema da Cadeia Pública de Sorocaba. A Cadeia deverá passar ao comando da Secretaria de Administração Penitenciária no próximo ano. Também participaram da reunião o deputado Caldini Crespo e Sandra Tubis Martins e Pedro Segura, representantes do Conselho de Segurança (Conseg) de Sorocaba.

Para que a transferência aconteça, a Cadeia Pública de Sorocaba deverá passar por adaptações e processos burocráticos, conforme já havia adiantado o secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, em conversa com Hamilton no começo da semana.

O processo de transmissão dos próprios e dos equipamentos de uma secretaria para a outra pode levar meses. Um dos maiores entraves, porém, é com relação ao número de funcionários para manter a Cadeia em funcionamento como ela opera hoje. A Secretaria de Administração Penitenciária afirma que não vai assumir a Cadeia se ela não tiver estrutura adequada, por isso o número de presos do Cadeião terá de ser menor.

Segundo Hamilton, a proposta da Secretaria de Segurança Pública é transferir presos para outras cadeias e diminuir a população local gradativamente, até chegar a um número condizente com a estrutura administrativa atual. De acordo com o secretário adjunto, 103 presos já foram transferidos e até o final deste ano a cadeia estará com 424 presos, número para o qual ela foi oficialmente criada.

Essas transferências, explicou Hamilton, continuarão até que o cadeião fique com 200 detentos. É com essa capacidade que a Secretaria de Administração Penitenciária assumirá o prédio. Atualmente, a contratação de novos funcionários não é permitida pelo governo estadual.

O deputado petista explicou que a Secretaria voltará a colocar mais presos na Cadeia Pública de Sorocaba depois que a contratação de funcionários for resolvida.

Outra discussão abordada na conversa com o secretário adjunto é a possibilidade de a Polícia Militar auxiliar na segurança da Cadeia Pública de Sorocaba, principalmente para evitar novas fugas. Segundo Hamilton, a Secretaria se propôs a conversar com o comando da PM local para solicitar o auxílio. A idéia é colocar os policiais na muralha da cadeia, de modo que eles tenham uma visão geral do lugar e, assim, controlem melhor o espaço.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp