Delegado afastado fala sobre interdição da cadeia de Diadema
Da Redação
O ex-diretor da Cadeia Pública de Diadema, delegado João Alves de Almeida, compareceu nesta quarta-feira, 24/3, na Comissão de Segurança Pública da Assembléia, presidida por Romeu Tuma (PPS), para falar sobre sua atuação no período em que o local, interditado por decisão judicial, foi palco de fuga e mortes de presos. A advogada Clara Andrade e o presidente da Câmara Municipal de Diadema, Marco Antonio Hernandes, acompanharam com os deputados da comissão o depoimento, que a princípio seria por convite, mas foi transformado para convocação.
Antes de ouvir o depoimento de Almeida, a comissão aprovou itens de sua pauta, como o PL 1050/03, do deputado Ubiratan Guimarães (PTB), que veda a instalação de novos presídios em cidades consideradas estâncias.
Os fatos
O delegado afirmou que assumiu o cargo de diretor em setembro de 2001 e já passou a notar irregularidades na cadeia de Diadema. Almeida teria comunicado oficiosamente os superiores, até decidir pedir a interdição do local em janeiro de 2002, em razão da superlotação. "Sem resposta, tive que repetir o pedido em dezembro de 2002. Entretanto, a cadeia só foi interditada, por ordem judicial, em 17/12/03", declarou o delegado, lembrando que a partir desse dia os presos deveriam ser transferidos em até 90 dias e nenhum outro detento poderia ser aceito na unidade.
Almeida oficiou os superiores sobre a interdição e solicitou ao secretário de Administração Penitenciária a indicação de um novo local para abrigar os presos. "A resposta só foi dada após 40 dias e nesse período de indefinição recebemos mais presos e aconteceram na cadeia duas mortes e uma fuga", informou Almeida e acrescentou: "A responsabilidade do incidente foi atribuída a mim. Indignei-me e excedi nos pronunciamentos, apontando secretários como príncipes e o governador como um rei. Foi um ato de defesa." O delegado ainda disse que há várias cadeias no Estado nas mesmas condições em que se encontrava a de Diadema.
Questionado
Os deputados Romeu Tuma, Afanasio Jazadji (PTB), Conte Lopes (PP), Ubiratan Guimarães (PTB), Vanderlei Siraque (PT) e Rosmary Correa (PSDB) fizeram questionamentos ao depoente.
Almeida confirmou que as solicitações de intervenção foram encaminhadas ao secretário adjunto de Administração Penitenciária, ao delegado seccional e à juíza de Diadema.
Reconheceu que excedeu nas afirmações à imprensa, mesmo sabendo que funcionário público não pode declarar-se contra a administração. "Porém, não quebrei sigilo sobre informação de serviço porque a decisão da interdição estava afixada no Fórum de Diadema."
A interdição, segundo o delegado, foi solicitada em razão de a cadeia estar sem condições de infra-estrutura, com a lotação de 370 presos onde caberiam apenas sessenta.
De acordo com Almeida, ele recebeu novos presos durante a interdição porque seu cargo não lhe dava competência para transferir detentos.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova criação e reestruturação das carreiras de especialista Social, Ambiental e Agropecuário
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Aprovado PLC 135: vitória histórica para os policiais militares do Estado de São Paulo
- Alesp aprova mudanças na reserva militar e programa contra jogos e apostas
- Reajuste salarial dos servidores públicos pauta 74ª Sessão Ordinária; assista
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Transporte por motocicletas e SAC: Alesp aprova projetos para setor de serviços do estado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações