Lei paulista de detecção do câncer de próstata pode inspirar Assembléia baiana


11/05/2005 12:07

Compartilhar:

Da esquerda para direita: professor Geraldo de Campos Freire, professor Modesto Jacobino e dep. Milton Flávio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mflavioproscan.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Milton Flávio



O deputado Milton Flávio (PSDB) recebeu ontem, 10/5, o diretor em exercício da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Secção Bahia, Modesto Jacobino, que acompanhado pelo também professor Geraldo de Campos Freire, da Faculdade de Medicina da USP, veio convidar o parlamentar para participar de uma sessão pública na Assembléia Legislativa da Bahia, quando o câncer de próstata estará em discussão. Milton Flávio, que é doutor em medicina pela Unesp de Botucatu, foi convidado para fazer parte da Comissão de Organização das Comemorações dos 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira do Brasil.

Os professores Jacobino e Freire vieram até a Assembléia para tomar conhecimento de como tramitou o projeto de lei número 344/96, elaborado pelo deputado, e que se tornou a lei 9.824/ 97, que instituiu a obrigatoriedade da realização de exames de prevenção do câncer de próstata em todos os hospitais e centros de saúde da rede pública no Estado de São Paulo.

Toda essa movimentação dos urologistas começou depois que o deputado sargento Manoel Isidório de Santana (PT), 43, ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa da Bahia para fazer um discurso contra o toque retal, utilizado pelos médicos no exame de próstata. Isso revoltou os membros da Comissão de Saúde da Assembléia baiana que, com ajuda da SBU-Bahia, estão propondo uma sessão pública para discutir o câncer de próstata, a criação do Dia da Conscientização do Câncer de Próstata no Estado da Bahia e a criação de um Programa para Detecção Precoce do Câncer da Próstata em todo Estado, nos moldes do programa proposto pelo deputado Milton Flávio.

"É uma honra ajudar a disseminar uma lei nossa que está servindo para salvar milhares de vidas em São Paulo e que, com certeza, se implantada, salvará milhares de vida também na Bahia", concluiu o parlamentar.

mflavio@al.sp.gov.br

alesp