Plano Nacional de Recursos Hídricos é apresentado na Assembléia


06/10/2005 19:56

Compartilhar:

Veloso faz exposição sobre Plano Nacional de Recursos Hídricos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/recuhidricos ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desde a edição da Constituição de 1988, a água passou a ser considerada bem público, de domínio da União e dos estados. Conseqüentemente, passou-se também a elaborar planos para alcançar uma gestão racional dos recursos hídricos do país. É dentro dessa ótica que está sendo elaborado o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, o qual, antes de ser aprovado definitivamente, ainda em dezembro deste ano, deverá ser apresentado em encontros públicos estaduais. Foi o que ocorreu nesta quarta-feira, 5/10, na Assembléia Legislativa.

O principal expositor do plano, que está dividido em cinco volumes, foi o representante da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Marlei Caetano de Veloso. Na verdade, segundo o que explicou Veloso, a parte mais importante do plano consiste nos volumes quatro e cinco, que consolidam as diretrizes, metas e programas do PNRH. É nesta parte também que a audiência abriu espaço para os interessados apresentarem sugestões a serem incorporadas à versão original.

Tendo em vista a importância que a utilização dos recursos hídricos vêm assumindo no mundo moderno, no qual a água promete assumir um papel mais importante que qualquer fonte de energia, a frase mais emblemática que marcou o evento assinalou que o "maior desafio do PNRH é transformar cada consumidor de água num gestor de recursos hídricos." O significado da frase se explicita melhor quando se tem em mente que a água, como foi reiterado várias vezes na palestra, é um recurso natural limitado e dotado de valor econômico.

Estiveram também presentes ao evento o deputado Sebastião Almeida (PT) e representantes do Ibama e da Secretaria Estadual de Energia e Recursos Hídricos.

alesp