Colônia japonesa de Mogi é retratada em livro


19/06/2008 20:39

Compartilhar:

Mário Sérgio de Moraes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/LIVRO HIST JAPONESA AUTOR MAC 10.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O historiador Mário Sérgio de Moraes apresentou nesta quinta-feira, 19/6, o livro História da Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes a convite do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), como parte das comemoração do centenário da imigração japonesa. Gondim considera a obra de Mário Sérgio "um relato fiel e completo da participação dos japoneses na vida e na cultura dos brasileiros de Mogi".

Mário Sérgio, que também é professor, dividiu o livro em três partes: a primeira, de 1919 até à segunda guerra, narra o primeiro contato com a terra e como os japoneses se transformaram de arrendatários em proprietários; a segunda, de 1945 a 1985, os proprietários se transformam em empresários, criando o cinturão verde de São Paulo, região que fornecia (e ainda fornece) os principais itens agrícolas que compõem a mesa dos brasileiros; e de 1985 em diante, quando a crise obriga os descendentes dos pioneiros a fazerem o caminho inverso, de volta para o Japão, os chamados decasséguis.

O escritor atribui o sucesso da colônia japonesa em Mogi a fatores como a produção baseada na pequena propriedade familiar, o cooperativismo muito forte " que aproxima a produção da distribuição ", a importância que os japoneses dão para a educação, e o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas, que tornaram permanentes algumas culturas sazonais " esse item teve a contribuição do professor Hiroshi Ikuta, professor e pesquisador da Esalq.

As fotos do livro retratam a participação dos japoneses nas festas populares da cidade, de ruas e lugares da Mogi antiga, e de personalidades japonesas que contribuíram para a completa integração com a sociedade brasileira. A obra foi produzida com a colaboração de empresas a convite do jornal Mogi News de onde o escritor é articulista.

alesp