A cultura africana nas obras de Bantu Tabasisa


17/08/2009 18:48

Compartilhar:

Exposição Arte Mubako de Angola <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/BANTUexpoROB_4084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Artista angolano Bantu Tabasisa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/bantutabasisa01rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/BANTUquadroROB_4073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Abertura da exposição Arte Mubako de Angola <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/BANTUgrupoculturaltribobakongokingoma03rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi inaugurada nesta segunda-feira, 17/8, na Assembleia Legislativa, a exposição Arte Mubako de Angola apresentando pinturas do artista angolano Bantu Tabasisa. Residente há 17 anos no Brasil, Tabasisa em suas obras retrata os tipos humanos e animais africanos, valorizando a cultura daquele continente.

Estão expostos também tecidos, roupas, instrumentos musicais, peças de artesanato como bijuterias, máscaras e estatuetas. O artista doou para o acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo a obra Palanca Negra, que representa um animal das savanas africanas que é considerado o símbolo de Angola.

Também ator e dublê, compositor, músico, coreógrafo e especialista em culinária africana, Tabasisa mantém na capital paulista, desde 1994, o Grupo Cultural Tribo Bakongo Kingoma da Afrika, que procura divulgar a cultura angolana através de aulas de arte, teatro, culinária e música, entre outras atividades.

A exposição fica em cartaz até o próximo dia 4/9 no Espaço Cultural DDI, no 3º andar do Palácio 9 de Julho, e está aberta à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

alesp