1º secretário fala sobre ética a alunos de Colégio Adventista


25/11/2009 20:39

Compartilhar:

Carlinhos (esq.) e estudantes, no gabinete<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/CARLINHOS1ADVENTISTA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Adventista de Campo Grande, da zona sul da Capital, estiveram nesta quarta-feira, 25/11, no gabinete da 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa para entrevistar o deputado Carlinhos Almeida (PT) sobre política e ética educacional. Carlinhos foi escolhido para a entrevista, segundo a professora de matemática, Gabriela Gonçalves da Silva, depois de consulta aos projetos dos 94 deputados estaduais. As perguntas ao deputado foram feitas pelos alunos Vinicius Pesani e Rafaela Lux, ambos de 13 anos.

A escolha recaiu sobre o 1º secretário porque a palavra "ética" aparece em seu trabalho parlamentar e também devido a uma reunião do deputado com líderes comunitários de Itaquaquecetuba sobre a situação nacional e os desafios do município, um dos mais carentes do Estado, divulgada na página da internet de Carlinhos.

"Chamou-nos a atenção o fato de a escolaridade dos habitantes desta cidade estar na 643ª colocação entre os 645 municípios paulistas, segundo o Índice Paulista de Responsabilidade Social. É uma realidade diferente da vivida por nossos alunos", disse Gabriela, que veio à Assembleia acompanhada do responsável pela Pastoral Estudantil, Pastor Emerson Yamamoto Madalena e por Roger Alan Jorge, auxiliar administrativo.

"A ética muda com o tempo. A escravidão, por exemplo, era considerada ética e até natural. Hoje é considerada no mundo todo como antiética", disse Carlinhos, para quem "o maior escândalo ético do país é a desigualdade social". Conforme ele, "ser ético sempre vale a pena e é a melhor maneira de convencer os outros". Para Carlinhos, quando se fala em ética, pelo menos duas palavras devem ser levadas em conta: tolerância e respeito. "Tolerância é a nossa capacidade de aceitarmos os outros como eles são. Respeito é tratar com consideração quem pensa diferente do que nós", completou.



carlinhos@carlinhos.org.br

alesp