Exames para diagnosticar insuficiência renal na rede pública


19/03/2010 17:02

Compartilhar:


O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) quer tornar obrigatória a realização de exames de urina tipo 1 e dosagem de creatinina sanguínea na rede pública de saúde para a prevenção da Doença Renal Crônica. Dados alarmantes levaram Gondim a apresentar a proposta que poderá se tornar lei estadual. "Milhões de brasileiros têm problemas renais e 70% desconhecem. Nada é feito para diagnosticar e tratar adequadamente esses pacientes", argumentou Gondim.

"Os exames que detectam a doença renal custam em média R$ 3, um valor irrisório, mas este investimento possibilitará um melhor controle estatístico da patologia e uma previsão orçamentária para os devidos investimentos visando suprir as filas de espera em diálise e transplante de rim", explica o deputado.

Pelo menos 60 mil brasileiros fazem algum tipo de diálise, mas a estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia é de que 150 mil brasileiros deveriam ser submetidos a este tratamento, e o total de transplantados em acompanhamento é de cerca de 25 mil brasileiros.

Além do diagnóstico da doença, Gondim defende a implantação de ações para impedir o avanço do problema renal; alertando o público e os profissionais de saúde, estimulando diretrizes diagnósticas e terapêuticas para um tratamento humanizado, possibilitando ao paciente mais qualidade de vida.

A doença renal crônica é silenciosa, com riscos elevados de mortalidade e morbidade cardiovasculares. Hipertensão arterial, tabagismo, colesterol alto e obesidade estão associados à patologia. Esses fatores, aliados ao crescimento da incidência de diabetes e ao envelhecimento da população, estão determinando um aumento expressivo na frequência de doenças renais em todo o mundo.

Entre os possíveis indícios de doença renal estão pressão alta, inchaço nas pernas, anemia, fraqueza e desânimo, náuseas e vômitos frequentes pela manhã, sangue na urina, dores lombares, cólicas renais causadas por cálculos e indícios de infecção urinária (dor, ardor ou dificuldade para urinar).

A dosagem de creatinina é um importante parâmetro para diagnosticar problemas renais, pois é produzida em quantidades constantes em nosso organismo, dependendo apenas da massa muscular do paciente, não sofrendo influência da dieta, como no caso da ureia. Por isso é o exame mais específico.

A creatinina avalia o ritmo de filtração glomerular. Sua concentração no sangue aumenta à medida que reduz a taxa de filtração renal. Em função desta característica é possível dosar a creatinina presente no sangue para identificar alterações renais.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp