Aberta na Assembléia a semana de inclusão social para afrodescendentes


13/02/2006 16:18

Compartilhar:

Deputado Sebastião Arcanjo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/afrotec025mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O apresentador de TV Netinho participa da abertura da Semana de Inclusão Social<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/afrotec Netinho de Paula02mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Osvaldo Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/afrotec Osvaldo Nascimento IBM02mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Arcanjo, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/afrotec019mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na abertura da Semana de Inclusão Social para a Comunidade Afrodescendente (Afro Tech), promovida pela IBM, no auditório Teotônio Vilela, nesta segunda-feira, 13/2, o deputado Sebastião Arcanjo (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, afirmou que é importante a parceria da Assembléia Legislativa nessa iniciativa. Na edição deste ano, a semana tem como foco crianças e adolescentes afrodescendentes de baixa renda.

Técnicos da IBM deram aulas sobre informática, sistemas de informação e internet para os adolescentes no Teotônio Vilela. Crianças de cinco a dez anos tiveram os primeiros contatos com computadores e programas específicos para essa faixa etária. Entre os diversos representantes da comunidade afrodescendente que visitaram as crianças e as instalações na Sala de Videoconferência, o cantor e apresentador de TV Netinho fez sucesso entre a garotada.

Além de presidente da ong "Instituto Casa da Gente", Netinho preside a "TV da Gente", onde prometeu divulgar as programações desta semana na Assembléia Legislativa. "A inclusão digital do negro na área de tecnologia é uma luta da qual vale a pena participar", declarou o apresentador.

O evento tem a parceria da Lenovo e acontece, simultaneamente, em 25 cidades do mundo. São Paulo é a única cidade latino-americana a sediá-lo, e pode ter a participação de 80 jovens e 80 crianças, que receberão certificado de participação. Na Assembléia Legislativa, a Semana de Inclusão Social para a Comunidade Afrodescendente acontece entre segunda-feira, 13/2, e sexta-feira, 17/2, com todas as atividades gratuitas.

Para Sirlene Toledo, da área de programas de Responsabilidade Social da IBM, o objetivo da semana é despertar o interesse de crianças e jovens negros carentes para a tecnologia no nosso dia-a-dia e incentivá-los a aprender mais sobre o tema.

Caminho para o futuro

Sebastião Arcanjo é autor de diversos projetos de lei em defesa da população afrodescendente, como a abertura de vagas nas universidades estaduais paulistas. Além desta atividade parlamentar, destacou o deputado, é preciso participar de iniciativas concretas, como esta parceria com a IBM, "visando um caminho mais digno para o futuro. É importante a Assembléia Legislativa estar junto nesta luta", ressaltou.

Segundo Osvaldo Nascimento, líder do grupo de Afrodescendentes da IBM, os participantes desta semana foram selecionados entre as comunidades afrodescendentes da Capital e região de Campinas. Com esta iniciativa a empresa pretende promover o acesso à tecnologia de informação desse público. Estudos norte-americanos indicam que para 20 profissões que surgirão nos próximos dez anos, dez estarão ligadas à área de tecnologia da informação, informou Osvaldo.

Segundo a coordenadora da Pastoral Afro da Igreja Nossa Senhora Achiropita, Maria Cândida de Paula Thomás de Souza, a iniciativa da IBM e parceiros é muito importante levando em conta o público participante. "É uma camada social mais pobre, que engloba negros e afrodescendentes, especificamente jovens que não têm acesso a ferramentas de estudo, que possibilitam acesso maior ao conhecimento, além de entretenimento", considerou.

alesp