Evento marca comemoração de 10 anos sem febre aftosa em São Paulo


02/05/2006 16:42

Compartilhar:

Duarte Nogueira (ao microfone), participa de comemoração de 10 anos sem febre aftosa em São Pau<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/duarte nog aftosa2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Governador Cláudio Lembo e Duarte Nogueira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DUARTE NOG aftosa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado lançou no dia 1º/5 a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e a raiva dos herbívoros (morcegos). O deputado Duarte Nogueira (PSDB), ex-secretário de Agricultura, participou do evento em Ourinhos, que marcou também a comemoração dos 10 anos sem registro de foco de aftosa em São Paulo.

Nogueira deixou o cargo em março deste ano, após três anos à frente da secretaria. No ano passado, durante sua gestão, o agronegócio paulista passou por momentos de tensão com o surgimento de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Mas a Defesa Agropecuária do Estado tomou as providências para evitar o aparecimento da doença em São Paulo.

Foram criados corredores sanitários para a entrada de animais e de produtos de Mato Grosso do Sul e Paraná, com o rastreamento de todo o rebanho vindo desses Estados e a campanha de vacinação antecipada para novembro. Também foram proibidos eventos com aglomeração de animais suscetíveis à aftosa.

Assim, São Paulo alcançou a marca de 10 anos sem registro e a imunização de 99,6% das 13,5 milhões de cabeças do rebanho paulista, um recorde histórico.

"A sanidade animal é importante para manter os empregos do setor, a renda dos produtores e o bom desenvolvimento de São Paulo e do país", afirma o deputado. Ele ressalta também que o Brasil atingiu nível de qualidade e preço competitivo na produção de carne bovina, o que colocou o país na posição de maior exportador mundial.

Para Nogueira, esses resultados foram alcançados pelo esforço conjunto do governo estadual e do setor produtivo do Estado, que estão conscientes de seu papel para manter São Paulo livre da aftosa. "A secretaria trabalha intensamente para evitar que a doença entre em nosso território e prejudique de forma contundente todo o setor produtivo brasileiro", afirma o deputado, lembrando que 60% das exportações de carne do país passam por São Paulo.

duartenogueira@al.sp.gov.br

alesp