Os recortes de Marcos Lopes, valorizados pelo trinômio "cor-movimento-luz"


Pode-se alcançar a arte por caminhos os mais diversos, seguindo imprevisíveis traçados e itinerários ou escutando vozes ou sugestões para criar. Marcos Lopes chegou à criação artística na condição psicológica própria de muitos instintivos que, guiados por um impulso natural, sentem o sagrado fogo da arte como liberação que aplaca a íntima agitação dos sentimentos e das fantasias.
A passagem da arquitetura à pintura não é ocasional nesse artista, mas uma determinação consciente para dar solução à necessidade de desenvolver o momento exato do seu desejo de criar. E o resultado é uma ação construtiva que se concretiza numa expressão determinada pelo trinômio "cor-movimento-luz". Em sua total originalidade surge uma visão nova, onírica de arte.
Longe de qualquer anedotismo, suas composições, embora possuam uma precisa referência à realidade da natureza, interceptada e recriada segundo um esquema que nasce espontâneo em formas, cores e volumes interligados, concretizam-se com imediatismo e em modulações artísticas.
Operando no ritmo de uma pesquisa abstrato-geométrica, onde a própria sobreposição cromática e de recortes contribui para assinalar um novo limite nos resultados culturais, Marcos Lopes desenha, pinta e recorta em placas de madeira ou de MDF imagens estilizadas de pássaros, animais e formas vegetais, e as delineia em formatos curiosos e verdadeiramente atraentes.
A obra Revoada de Araras, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é significativa por seu ineditismo criativo. Do mesmo modo, nascem, dentro dessa rarefeita dimensão espiritual, composições calculadas e controladas com estruturas e cromatismos balanceados.
O artista
Marcos Lopes nasceu em São Paulo, em 1960. Formou-se em arquitetura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em 1975, tendo sido aluno dos artistas Flavio Império, Renina Katz, Ubirajara Ribeiro e Marcelo Nitsche. Concluiu pós-graduação em História da Arte pela Faculdade Armando Álvares Penteado, em 2002.
Freqüentou o ateliê de pintura de Carlos Fajardo (1989) e a oficina de gravura do Museu Lasar Segall (1991). Trabalha profissionalmente nas artes plásticas desde 1990, executando obras para empresas públicas e privadas, além de hotéis e residências.
Atualmente exerce as função de professor de desenho de expressão e plástica do objeto no curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Desde 1994 integra a equipe com os professores Takashi Fukushima, Flávio Moraes e Liliane Simi.
Participou das seguintes exposições individuais e coletivas: "Ligeiras Impressões", Centro Cultural São Paulo; "Pinte São Paulo", Museu de Arte de São Paulo (1987); "Gravura em Metal", sob a curadoria de Arriet Chaim, Museu de Arte Moderna (1988); III Bienal de Arquitetura de São Paulo, com o trabalho "A Cidade e seu Fluxo" (1997); XXIII Chapel Arts Show, (2001); "A7", Faculdade de Belas Artes, Galeria Rafael Dazzani (2003); "Paisagens e Bichos: Duas Visões", Clube Transatlântico e Câmara de Comércio Alemão (2004); "Aves Brasileiras", Espaço Cultural do Clube Transatlântico; e "Tradição Belas Artes", em comemoração aos 80 anos da Instituição do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2006).
Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações