AMEs: ambulatórios inovadores


23/11/2009 19:27

Compartilhar:


Criados pelo governador José Serra em 2007, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) estão sendo instalados em todas as regiões do Estado e já são considerados um novo modelo de assistência ambulatorial com diagnóstico que veio para fortalecer a rede de atendimento à saúde paulista, ampliando o acesso da população, reduzindo as desigualdades regionais e aperfeiçoando a qualidade das ações e serviços.

Trata-se de um centro ambulatorial com diagnóstico rápido e eficiente, onde o paciente passa por consulta única e exames em modernos equipamentos no mesmo dia, além de orientação terapêutica em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica. Até a criação dos AMEs, as pessoas passavam em determinado dia por consulta, agendando exames e retorno para outras datas, nos hospitais gerais e universitários. O atendimento, na maioria das vezes, era demorado. Agora, com os AMEs, a tendência é que o atendimento seja acelerado e os hospitais possam priorizar as internações e cirurgias urgentes.

Esses centros apresentam características e dinâmicas especiais que, para melhor compreensão, destaco: atender às pessoas com suspeita diagnóstica de problemas de saúde que não podem ser plenamente descobertos ou orientados na rede básica pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente. Na prática, o atendimento nos AMEs é referenciado e programado em regime de consulta única, cujo agendamento é feito exclusivamente pela Rede Básica por meio de um sistema informatizado definido pela Secretaria de Estado da Saúde. Nos casos clínicos, após diagnóstico nos AMEs, o paciente retornará à sua unidade de origem ou, conforme necessidade médica, será encaminhado para ambulatórios de especialidades tradicionais ou para hospitais de referência em tratamentos complexos.

Ressalto ainda que deve existir uma perfeita articulação externa dos AMEs com os hospitais de referência e vice-versa pois, em casos de doentes com diagnósticos complexos ou graves, esses precisam ter prioridade.

Em Bauru, o AME também já está em funcionamento num prédio que foi totalmente remodelado com recursos do governo do Estado ao lado do pronto-socorro central e, além de pacientes locais, atende de mais 17 municípios: Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Borebi, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lucianópolis, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis e Uru. É importante frisar que, mesmo estando instalado em Bauru, esse centro de diagnóstico é uma nova referência dos municípios acima citados e, portanto, muito importante por sua abrangência regional.

Saliento que a estrutura de atendimento dos AMEs inclui cinco especialidades médicas básicas de acordo com as necessidades mais prementes da rede de saúde. Há também especialidades complementares específicas da região abrangida pelo centro ambulatorial, definidas pelo Colegiado de Gestão Regional, formado, neste caso, por 18 gestores municipais de saúde. No caso do AME-Bauru, 10 das 15 especialidades médicas previstas estão funcionando atualmente. São elas: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e pneumologia. O Colegiado de Gestão Regional também considerou essencial e serão implantadas brevemente outras cinco especialidades : gastroenterologia, imunologia, proctologia, reumatologia e urologia.

Portanto, a instalação do AME em Bauru é mais um importante investimento do governo José Serra no sentido de modernizar e ampliar os serviços da rede pública e uma nova conquista para a saúde da nossa região.



*Pedro Tobias é médico e deputado estadual pelo PSDB

alesp