Seminário revela custos da violência no setor de Transportes


23/10/2007 19:58

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Seminário sobre transporte de cargas nas rodovias do Estado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semina trans geral deps  20  mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Vaz de Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semina trans presidente 73  mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Componentes da mesa do seminário sobre transporte de cargas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semina transporte mesa 212  mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Promovido pela Comissão de Transportes e Comunicação da Assembléia Legislativa e pela liderança de governo no Parlamento, realizou-se esta terça-feira, 23/10, seminário sobre transporte de cargas nas rodovias do Estado. Presente na abertura dos trabalhos, o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, ressaltou que "a previsão de um grande aumento das exportações nos próximos dez anos vai exigir constante atenção na infra-estrutura rodoviária, importante para o escoamento da produção".

Citando resultado de pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes, Vaz de Lima afirmou que das 20 melhores estradas do país, 19 estão localizadas em São Paulo. Segundo o deputado, o governo Serra tem desenvolvido um amplo programa de recuperação de estradas vicinais. "Pelo pro-vicinais, já foram recuperados cerca de 2400 quilômetros de estrada", finalizou Vaz de Lima.

O primeiro painel do seminário sobre transporte de cargas nas rodovias do Estado, que versou sobre "segurança nas rodovias paulistas", foi presidido pelo deputado Aldo Demarchi (DEM), presidente da Comissão de Transportes. "A intenção é fomentar o debate, conjugar esforços e propiciar condições para a manifestação de opiniões. A Assembléia é o local ideal para a apresentação de críticas e propostas", afirmou Demarchi.

A deputada Maria Lucia Amary (PSDB) lembrou que os legisladores devem ouvir os segmentos da sociedade para apresentar projetos positivos para a sociedade. Ela revelou que há preocupação com questões como segurança, logística das transportadoras, direito dos trabalhadores do setor e cobrança de pedágios.

Sintonia entre as polícias

Flávio Benatti, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp), disse que os roubos de cargas são praticados pelo crime organizado, sendo que o combate a esses criminosos apresentou melhores resultados com uma sintonia maior entre as polícias e as esferas governamentais, criação de delegacias especializadas e majoração das penas ao receptador. Benatti disse que os dados mais recentes apresentam uma tendência de queda nesse tipo de crime.

O representante da Fetcesp afirmou que embora sempre tenha apoiado a concessão de rodovias, por entender que o Estado não tem recursos para conservar, ampliar e dar a devida manutenção às estradas, ele protestou por "preços compatíveis à realidade brasileira". Benatti ressalvou que no caso do Rodoanel não deve haver pedágio, mas, caso seja implantado, deve haver descontos para quem utilizá-lo com mais freqüência.

O palestrante do primeiro painel, coronel Paulo Roberto de Souza, mostrou dados sobre a incidência de roubos de carga no país: 78% desses crimes acontecem na região sudeste, 10% na região sul e 7% na região nordeste. O restante se divide nas demais regiões. Somente São Paulo é responsável por mais da metade dos crimes da região sudeste, seguido do Rio de Janeiro, com aproximadamente 25%. E mais, segundo o palestrante, 98% dos roubos do Estado acontecem dentro de um raio de 150 quilômetros da capital.

Embora se tenha uma média de 12 mil caminhões roubados por ano no Brasil, a violência não se resume a roubos, pois os acidentes também provocam enorme prejuízo patrimonial e humano. "A cada cinco minutos há um acidente com caminhão no país, sendo que morrem 2400 motoristas de caminhão anualmente", disse Paulo.

Baseado em dados da CNT, o militar afirmou que a frota nacional de veículos de transporte de carga ultrapassa a marca de 1,6 milhão de veículos, o que gera mais de 3,5 milhões de postos de trabalho, dando um faturamento acima de 128 bilhões às mais de 140 mil empresas do setor.

Ainda segundo dados apresentados pelo palestrante, a incidência maior dos os roubos ocorre no transporte de gêneros alimentícios; mas em valores absolutos, o setor de eletrônicos é o que apresenta maior prejuízo. Paulo Roberto enfatizou que a preocupação com equipamentos de segurança e pagamento de seguros aumentam o custo final de todos os produtos.

O deputado Orlando Morando (PSDB) apontou o receptador como o "cerne" de todo o problema. "Sem platéia, não há show", disse Morando. Ele falou que conhece de perto esse problema, pois é oriundo do setor de supermercados e teve de lidar com concorrentes que adquiriam mercadorias roubadas. Membro da Comissão de Transportes e Comunicação, Morando pediu que os dados apresentados na palestra possam ser disponibilizados aos demais membros.

Dentre os muitos representantes de entidades ligadas ao setor de transporte de cargas, estiveram presentes no evento o secretário municipal do Trabalho, Geraldo Vinholi, o vereador da cidade de São Paulo, José Police Neto e representantes da Secretaria da Segurança Pública.

alesp