Acervo Artístico: As esculturas de Sara Nach: resultado de uma forte tensão imaginativa

Emanuel von Lauenstein Massarani
17/03/2004 14:00

Compartilhar:

Sara Nach<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/sara.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Escultura em bronze "Mulher e lobos", doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista Clique para ver a imagem ">

As esculturas de Sara Nach revelam uma aguda tensão imaginativa que estabelece o seu equilíbrio na relação entre superfícies patinadas refinadamente e outras brilhantes e douradas, entre planos que deslizam, sob a reverberação da luz e outras que se crispam.

As formas de suas obras são repletas de um dinamismo cuidadosamente controlado e parecem equilibrar-se numa delicada posição entre moto e imobilismo. A vitalidade que essa relação cria consiste, em modo paradoxal, no sentido de paz que elas transmitem. São, portanto, coerentes com a visão que seu criador tem da experiência de vida e esse é um ponto que vai, em certo modo, além da constatação do talento.

Alcançar o essencial do caráter para suas figuras não constitue um problema para Sara Nach: manchas, linhas e massas se assimilam num jogo de compensações plásticas para criar documentos onde a continuidade do espírito dramático vem envolvida num conjunto de princípios expressionísticos e simbolistas. Trata-se de uma criatividade altamente válida e pessoal, na maioria das vezes impressionante pela sua força expressiva e pelo valor dos efeitos técnicos obtidos.

Na escultura em bronze "Mulher e lobos", doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, sua dinâmica volumétrica orquestra plenos e vazios em suscessões quase seqüenciais e unem o pensamento com a composição, materializando fantasia e humores, num discurso que engloba figura e animais que nascem de um magma primordial.

A Artista

Pintora e escultora Sara Nach, nasceu em 1949 em São Paulo. Formou-se em jornalismo e editoração pela Faculdade Cásper Líbero. Realizou cursos de desenho, ilustração e pintura na Escola Panamericana de Arte, fotografia na Escola Focus e escultura cerâmica no Ateliê Megumi Yuasa.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre as quais destacamos: Blue Life Galeria de Arte, SP (1987 e 1988); Centro Cultural São Paulo, SP (1988); V Mostra de Cerâmica Arte, Museu de Arte Brasileira, SP; IX Salão Paranaense de Arte; Museu Alfredo Andersen, Curitiba (1989); I Ceramic'Art, Galeria Crown Plaza, SP; Ceramicasa, Espaço La Maison, SP (1990); "A Arte de Ser Mãe", Casa Tabacow, SP (1992) Scharff Arte em Cerâmica, SP (1994 e 1996); I Salão Oficial de AP, SP (1998); "Quando o Norte e o Sul se encontram", Fundação Mokiti Okada, SP; "Em Preto, Branco e Transparente"; Espaço Cultural 348, SP; XVI Salão de Artes Plásticas de Mococa; Salão Internacional de São Paulo, Mostra Contemporânea (1999); Salão Oficial de Arte Livre de Caraguatatuba (1999 e 2000); 51° Salão Paulista de Belas Artes, SP; Salão Internacional do Petit Format, Centro Rebouças, SP; Salão de Artes Plásticas de Peruíbe, Prefeitura Municipal de Peruíbe e Espaço Cultural do Banespa; 2000: I Simpósio Internacional de Escultura, Cantanhede, Portugal (2000); Tribunal de Contas, Belo Horizonte, MG; Galeria de Cascais, Portugal; "Independência das Cores", Cascais, Portugal (2002); Galeria Cromo Arte Atual, Curitiba, PR (2003).

São as seguintes as principais exposições individuais: Estúdio SN, SP (1998); Galeria de Arte "A Hebraica", SP (1999); Pinacoteca Benedito Calixto, Santos, SP; Galeria dos Médicos, Santos, SP (2000); Centro Cultural Brasil, Estados Unidos, São Vicente, SP (2001); Espaço Cultural do Tribunal Regional Federal de Belo Horizonte, MG (2002); Espaço Cultural do Tribunal Regional Federal, Brasília, DF (2003).

Recebeu diversos prêmios entre eles: Medalha de Ouro na categoria Escultura no Salão Internacional de São Paulo (1999), Medalha de Ouro no Salão de Artes Plásticas de Campos do Jordão (2000); Menção Honrosa, categoria Escultura no XVI Salão de Artes Plásticas de Mococa.

alesp