Os 25 anos do PT

Opinião - Candido Vaccarezza*
15/02/2005 15:59

Compartilhar:


Estamos comemorando os 25 anos de fundação do nosso partido. Durante esse tempo, o PT contribuiu significativamente para o avanço social, político e democrático do país. A forte representatividade política em toda a sociedade brasileira e na comunidade partidária internacional faz do PT um importante partido no mundo.

A nossa história é contada através da defesa dos princípios da cidadania. Nascemos com uma nova proposta de esquerda aliando pluralidade interna e compromisso com uma sociedade mais igualitária e humana. Sempre defendemos a liberdade sindical, de imprensa, de associação e a livre manifestação de opinião e crítica. Somos um partido socialista, democrático e moderno com participação ativa dos militantes. A democracia e o socialismo são inseparáveis na visão petista.

O PT está fincado em todos os movimentos sociais sem se transformar num partido corporativista e sem aparelhar os movimentos. Entendemos e incentivamos a necessidade de independência e autonomia dos movimentos sociais em relação ao partido.

Introduzimos na política elementos importantes que contribuíram para a incorporação da ética e transparência na administração pública e nos parlamentos. No Legislativo, o PT instituiu a ação democrática unificada partidária. Trabalhamos constantemente para a modernização do Parlamento, fazendo da Reforma Política uma exigência presente. Assumimos com responsabilidade a posição de ponta na fiscalização do Poder Executivo. Ao mesmo tempo, elaboramos políticas públicas e leis comprometidas com o avanço social, desenvolvimento econômico e direitos humanos. Ações que são exemplos para todo o legislativo brasileiro. O PT sempre procurou também abrir espaço para a população participar do processo legislativo.

Preocupado com a imensa dívida social acumulada nesses 500 anos de história do Brasil, o PT desenvolveu políticas compensatórias que viraram referência internacional. Como o programa Renda Mínima, entre outros desenvolvidos pelos governos municipais, estaduais e federal. O combate à desigualdade está presente também em iniciativas nas áreas da Saúde, Educação.

Conquistamos em todos esses anos espaço, poder e legitimidade para buscar um futuro melhor para todos os brasileiros. O PT está colocando o país no caminho certo, lançando as bases para um longo período de desenvolvimento econômico sustentado com geração de empregos, justiça social, distribuição de renda e respeito ao meio ambiente.

Os primeiros dois anos do Governo Lula são exemplos dessa política. Desde que o PT assumiu a Presidência da República, os indicadores da economia nacional são os melhores da última década. O crescimento do PIB foi além das expectativas mais otimistas, o investimento cresceu e a inflação está sob controle. A produção da indústria no país cresceu 8,3% em 2004, o melhor desempenho dos últimos 18 anos.

Tenho a honra de desde 1979, quando fazia parte da diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), ter tomado parte da discussão para a formação do Partido dos Trabalhadores, na Bahia. Em 1981, deixei Salvador e vim para São Paulo onde dei continuidade a minha militância participando ativamente nas direções zonais, municipais, estadual, nacional e em governos petistas. A minha experiência de vida no PT ajudou a formar os meus conceitos e concepções. Nós militantes, que defendemos uma sociedade socialista, devemos muito ao PT. A contribuição coletiva do PT para o Brasil é maior que a soma de todos os nossos esforços como militantes para o partido. Viva o PT!

alesp