Estudo com crianças portadoras de doença falciforme


25/05/2009 17:24

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/EDMIRCHEDIDFALCIFORME.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, realizará um estudo para mapear crianças portadoras de doença falciforme. Inicialmente, o estudo está previsto para três meses, depois, um censo vai cadastrar crianças de zero a sete anos de idade que tiveram resultado positivo no "teste do pezinho", que se tornou obrigatório em todo o Estado através da Lei 10.889, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM).

A fenilcetonúria é hereditária e se caracteriza pela falta de uma enzima em maiores ou menores proporções, impedindo que o organismo metabolize e elimine o aminoácido fenilalanina. O hipotireoidismo congênito, também hereditário, impossibilita que o organismo forme o T4, impedindo o desenvolvimento do organismo. Estas doenças podem provocar complicações sérias, como derrame cerebral.

Segundo Chedid, nesta primeira fase, a Secretaria da Saúde realizará um mapeamento com as crianças das regiões de São José do Rio Preto, Barretos e Araçatuba. Os endereços das crianças a serem visitadas foram fornecidos pelas Apaes de São Paulo e Bauru e pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Na entrevista, o recenseador aplicará um questionário com vários módulos de perguntas, colhendo informações sobre a situação clínica da criança, o acompanhamento médico feito e o acesso a medicamentos e serviços de saúde. Para realizar o censo, a Secretaria do Estado da Saúde contará com dez recenseadores, todos os estudantes do departamento de biologia da Unesp.



echedid@al.sp.gov.br

alesp