Ambulatório Médico de Especialidades em Taubaté


17/12/2008 15:37

Compartilhar:

Sandra Tutihashi e deputado Padre Afonso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/AFONSO LOBATO AME.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A diretora regional de Saúde, Sandra Tutiashi, disse na terça-feira, 16/12, que a definição para implantar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Taubaté, deverá ocorrer, no máximo, até a metade de janeiro de 2009. Em entrevista concedida antes de uma reunião com o deputado Afonso Lobato (PV), Sandra confirmou o interesse de outros municípios em abrigar o ambulatório.

"Pindamonhangaba já protocolou ofício na Casa Civil, colocando-se à disposição para sediar o AME", afirmou. Segundo a diretora, em Taubaté ou em outra cidade, o certo é que o Vale do Paraíba deverá receber quatro unidades do AME.

A primeira já entrou em funcionamento no dia 1.º deste mês, em Caraguatatuba; a segunda, em São José dos Campos deve ser inaugurada em maio de 2009 e a terceira já está definida, em Lorena. "Em Taubaté nós ainda não conseguimos uma agenda com a prefeitura para tratar efetivamente do assunto", disse. A instalação do AME em Caraguatatuba custou cerca de R$ 3,5 milhões ao Estado.

Sandra Tutiashi explicou que o AME de Taubaté deverá atender outros nove municípios, que formam um colegiado. Segundo ela, o SUS avançou muito e tudo é decidido em comum acordo entre os municípios.

Segundo ela, o AME vai agilizar o tempo de espera e chegar a diagnósticos mais rápidos, evitando que muitos pacientes, com diagnóstico indefinido, ocupem leitos desnecessariamente. Sandra Tutiahi ressalta que o AME não é a mesma coisa que o Ambulatório Regional de Especialidades (ARE ), que desenvolve ações mais ligadas a diagnósticos de saúde pública, como programas de HIV/DST, tuberculose, hanseníase e outras infecções.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp