Homenagem à Santa Casa pelo transplante de fígado


21/05/2010 18:25

Compartilhar:

Carlinhos, doutor Carneiro e vereadora Amélia Naomi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/CARLINHOS1FIGADO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara Municipal de São José dos Campos, a pedido da vereadora Amélia Naomi (PT), realizou sessão solene na noite da última quarta-feira, 19/5, para marcar o primeiro aniversário dos transplantes de fígados do Centro de Transplantes da Santa Casa da cidade. Na ocasião, foram homenageados com o título de cidadãos joseenses os médicos Luiz Augusto Carneiro D"Albuquerque e Jorge Marcelo Padilla Mancero, que colocaram a Santa Casa de São José na vanguarda do transplante de fígado.

No dia 21 de maio de 2009, uma equipe da Santa Casa viajou à cidade de Ribeirão Preto para captar o fígado de uma jovem e realizar o primeiro transplante. O receptor foi um homem da região, à época com 48 anos, que tinha cirrose e hepatite C. Após 24 horas da cirurgia, ele já passava bem e foi uma das 400 pessoas presentes à Sessão Solene.

A partir dessa cirurgia bem-sucedida, a Santa Casa de São José dos Campos foi a primeira unidade da região do Vale do Paraíba habilitada a realizar transplantes de rins e fígado e virou referência entre as melhores do Brasil. Em um ano foram realizados 23 transplantes. Apesar de toda complexidade, os atendimentos são feitos via SUS, graças a um convênio com o Ministério da Saúde.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), presente à homenagem, lembrou na solenidade de um pronunciamento seu parabenizando a Santa Casa por ocasião do primeiro transplante. Contou que ao encerrar o discurso, foi indagado por um colega deputado, médico, que questionava se não haveria algum engano na informação, explicando-lhe quão difícil e especializado é o transplante de fígado. "Foi um orgulho para mim confirmar a façanha da Santa Casa de São José", comentou Carlinhos.



carlinhos@carlinhos.org

alesp