Avicultores agradecem incentivos


04/11/2003 16:34

Compartilhar:

Governador Geraldo Alckmin e deputado Luiz Gonzaga Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/gonzagavicultores4nov.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

O deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) participou, na semana passada, no Palácio dos Bandeirantes, de audiência com o governador Geraldo Alckmin e uma comitiva de avicultores ligados a cooperativas e avícolas de todo o Estado. Os produtores foram agradecer a Alckmin o aumento dos incentivos fiscais e a queda da tributação do setor em 2%.

Eles também entregaram ao governador e ao deputado outras reivindicações e uma cartilha explicativa sobre a situação do setor, que responde pelo emprego de cerca de 400 mil pessoas no Estado e é o segundo, em termos econômicos, no Sudoeste paulista. A avicultura da região emprega de maneira direta 50 mil pessoas, em 26 granjas, e é responsável por 30% do frango consumido em São Paulo.

Acompanhados do chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, Gonzaga e Alckmin falaram sobre políticas públicas que podem beneficiar a avicultura paulista. José Orlando de Campos, vereador em Laranjal Paulista e proprietário de abatedouro, lembrou a ação de Gonzaga em favor do setor produtivo. "Graças a sua influência junto ao governo e a seu trabalho na Assembléia Legislativa, temos conseguido importantes conquistas para o setor", afirmou.

Segundo o presidente da Associação Paulista de Avicultores, Érico Antonio Pozzer, até 1995 São Paulo era o maior produtor brasileiro, com 22% do total nacional. "A partir desse ano, iniciou-se a concessão de benefícios fiscais por outros estados. Com isso, a avicultura paulista sofreu retração", afirmou.Desde 1999, São Paulo - que hoje ocupa o quarto lugar - perdeu sua posição de liderança para o Paraná, Estado sem tradição anterior no setor, mas que vem ampliando a sua participação no mercado.

O índice de alojamento de pintos de corte, por exemplo, cresceu 66% em São Paulo desde 1990, número inferior ao crescimento da média nacional, de 140%, e do Paraná, que subiu 2124%.

Como resultado de um crescimento que não acompanhou a explosão da demanda nacional, São Paulo perdeu receita, deixou de gerar grande número de empregos e teve reduzida a capacidade de investimento. Em especial no centro da região produtora tradicional, que inclui os municípios de Tatuí, Tietê, Cerquilho, Laranjal Paulista, Boituva, Itapetininga, Angatuba, Guareí, Quadra, Cesário Lange, Conchas, Bofete, Porangaba e Pereiras.

Também participaram do encontro Pedro Scaggion e Romualdo Humberto Pavan, ambos da Associação Paulista de Avicultura; Walter Oliveira, diretor-superintendente da Cooperativa Agrícola Mista do Vale do Mogi-Guaçu; Paulo Prete, diretor da Associação Paulista de Alimentos; Frank e Aristides Pavan, diretores da Granja Céu Azul; Vanderlei Santos, da assessoria jurídica da Cooperativa Agropecuária de Holambra; e José Carlos Zanchetta, diretor-presidente da Zanchetta Alimentos.

lgvieira@al.sp.gov.br

alesp