Audiência com secretários de Habitação constrói solução para moradores do Real Parque
Uma solução definitiva e que respeita os direitos das 1.370 famílias moradores da Favela do Real Parque, situada à margem da Marginal Pinheiros, zona Sul da Capital, foi construída na audiência entre os deputados Simão Pedro e Mário Reali, ambos do PT, os secretários de Habitação Lair Krahënbülh (estadual) e Elton (capital) e lideranças do movimento de moradia e do local, em 27 de dezembro último.
A situação dos moradores da Favela Real Parque veio à tona quando, na primeira quinzena de dezembro/07, a Polícia Militar cumpriu uma ordem de reintegração de posse a pedido da empresa pertencente ao governo estadual, a EMAE, contra os ocupantes de uma parte da favela. Um forte contingente da Tropa de Choque, usando balas de borracha e bombas de gás lacrimogênico e de pimenta contras as pessoas que resistiram. Os moradores, em protesto, paralisaram o trânsito na Marginal Pinheiros e o conflito foi parar nas páginas dos noticiários. Cerca de 70 barracos foram destruídos e a EMAE anunciou para o início de janeiro a reintegração de mais 120 barracos numa outra parte do seu terreno.
O assunto mobilizou entidades locais, como a CASULO, movimentos de moradia organizados pela Central dos Movimentos Populares, repercutiu nos discursos dos parlamentares de oposição ao governo estadual e municipal e a Defensoria Pública. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, vereador Beto Custódio (PT), com o apoio do gabinete do deputado federal Paulo Teixeira, realizou um ato de protesto nas dependências do parlamento municipal, exigindo transparência nas ações da Prefeitura e sua participação na solução do problema. O deputado Simão Pedro, líder da Bancada do PT na Assembléia, escreveu ao COHRE - entidade internacional que luta contra os despejos forçados, solicitando apoio na luta contra os despejos que voltaram com força na Capital na gestão Serra/Kassab.
Na audiência, ocorrida na sede da Secretaria Estadual de Habitação, foi acertada a seguinte proposta: a CDHU vai fazer levantamento e comprar terrenos o mais próximo possível do local para construir moradias para as 120 famílias que ocupam a área da EMAE há vários anos Elas serão cadastradas nos próximos dias. Enquanto isso, a EMAE custeará uma "bolsa-aluguel" para estas famílias. Para as outras 1.200 famílias que ocupam a área atrás do Cingapura, a maior parte da favela, a Prefeitura irá construir prédios de apartamentos no mesmo local. Para as 53 famílias que moram num alojamento, desde 2001, removidas para o local após um incêndio, a prefeitura irá removê-las para projetos de moradia nas proximidades.
A proposta vai ser apresentada ao juiz que cuida do caso e à Defensoria Pública que assumiu a defesa jurídica dos moradores e que tem reunião marcada entre as partes no dia 11 de janeiro.
Para Paula e Karina, lideranças que participaram da audiência, o ideal seria a permanência das famílias no local, pois a EMAE não tem projeto algum para a área de 12 mil metros quadrados . Para Gegê, da Central dos Movimentos Populares, a EMAE está fazendo a reintegração porque quer valorizar o terreno para depois vendê-lo e fazer caixa, já que a especulação imobiliária está crescendo muito ainda mais agora com a construção da ponte estaiada sobre o Rio Pinheiros.
Para Simão Pedro, diante da situação inicial de intransigência da EMAE e da ordem de reintegração de posse dada pela Justiça, o acordo foi bom, já que reconhece os direitos à moradia daquelas famílias que serão tratadas com mais dignidade.
spedro@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo estadual anuncia Escolas Cívico-Militares em cidades indicadas por deputado
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações