Promotor defende equipes e varas especializadas para casos de pedofilia
A criação de varas especializadas e de grupos multidisciplinares para o atendimento a vítimas de pedofilia foi defendida pelo promotor criminal José Carlos Blat. "Não se trata de uma vítima qualquer, e a abordagem feita por delegados, promotores e juízes pode acentuar o trauma", ele afirmou em depoimento à CPI da Pedofilia nesta terça-feira, 25/5. A comissão é presidida pelo deputado José Bruno (DEM).
Segundo Blat, as instituições estão aparelhadas para qualquer investigação, mas o atendimento a crianças e adolescentes requer certas especificidades. "Muitas vezes um delegado ouve a criança quatro ou cinco vezes, pressiona porque acha que encontrou incoerências na história. Talvez ele não faça isso por mal, mas porque está despreparado para a situação", avaliou Blat.
CPI da Pedofilia
Para Blat, delegados, promotores e juízes precisam de treinamento para lidar com vítimas.
Delegacias especializadas, com salas adequadas e profissionais da área de assistência social e psicologia, poderiam minimizar essas dificuldades quando recebem vítimas de pedofilia. "Mas não adianta ter delegacia especializada se depois o caso vai cair numa vara criminal, onde o atendimento especial não tem prosseguimento", ele observou.
Por isso Blat propõe a implantação de varas especializadas e a criação de grupos especiais no Ministério Público, com promotores da Infância e Juventude e com treinamento especial. "Eu mesmo não me sinto preparado para atuar num caso desses, com uma criança", destacou. E o mesmo aconteceria, segundo ele, com juízes, que às vezes até tratam a vítima de modo excessivamente infantil, sem o tato psicológico necessário.
Blat, da 1ª Promotoria Criminal da Capital, atuou no caso do médico Eugênio Chipkevitch, que molestava adolescentes sob seus cuidados e filmava esses atos. Chipkevitch foi preso em 2001. Desde essa época, pouca coisa mudou nas condições que as instituições policiais e jurídicas têm para combater casos como esse, avaliou o promotor.
Além do presidente da CPI, também participaram da reunião a relatora Beth Sahão (PT), o vice-presidente Geraldo Vinholi (PSDB), Ed Thomas (PSB), Afonso Lobato (PV), Haifa Madi (PDT) e Gilmaci Santos (PRB).
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações