Sistema de Justiça e Orçamento Criança são temas de palestras no Legislativo


18/11/2010 20:12

Compartilhar:

Wilson Tafner<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SeminaABRINQWilsonTafnerMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SeminaABRINQEduardo DiasMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SeminaABRINQEduardo DiasMAU8277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wieland Siberschneider<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/SeminaAbrinqWieland SiberschneiderMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dando continuidade ao seminário Um município para as crianças, nesta quinta-feira, 18/11, foram realizadas mais duas palestras. O promotor de Justiça e coordenador de área de direitos humanos, Eduardo Dias, e o 1° promotor da vara cível da Lapa, Wilson Tafner, debateram o sistema de justiça para crianças e adolescentes, tema de interesse para os participantes do projeto "Prefeito amigo da criança".

Eduardo apontou que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário têm dificuldade de compartilhar competências. Entre outras sugestões, os participantes sugeriram que o Ministério Público faça com que as várias promotorias atuem em uma só linha, focando em assuntos como a saúde mental de dependentes químicos; e medidas socioeducativas não privativas de liberdade, além de criação de programas de orientação, inserção escolar, inclusão no mercado de trabalho, atendimento integral à saúde e acolhimento institucional ou familiar de crianças e adolescentes.

A palestra Orçamento Criança, ministrada pelo economista e mestre em Sociologia, Wieland Siberschneider, tratou da importância das políticas públicas. Wieland lembrou que iniciativas dependem de recursos que, por sua vez, estão limitados à Secretaria da Fazenda. Ainda foi discutida a importância de uma política de atenção para a criança e o adolescente, a fim de destinar mais recursos para o segmento. "Se queremos um futuro estável, temos que investir na proteção e formação desses jovens".

alesp